Sementes de molho

Se você gosta de cozinhar, deve ter deixado muitos grãos de molho antes de cozinhar para, além da redução de alguns antinutrientes, acelerar o processo de cozimento. Saiba que essa técnica também é super útil para plantar a partir de sementes. E quase com qualquer semente!

É uma técnica ótima para aquelas sementes maiores e/ou com casca grossa, como feijões, vagens, abóboras, beterrabas, coentro, etc. Mas pode ser feito com pequenas sementes também, porém é mais difícil de lidar com elas após o período de molho, especialmente as que criam uma camada gelatinosa ao redor… acaba sendo um desafio e tanto conseguir pegar uma a uma das escorregadias sementes.

Mas por que deixar sementes de molho?

Ao deixar de molho, você eleva a umidade ao redor das sementes amaciando a casca para facilitar/acelerar a ocorrência da germinação.

E também, alguns tipos de sementes, contém inibidores de germinação que funcionam como preventivo para a semente não germinar dentro do fruto. Esses inibidores devem ser “lavados” para que a semente consiga germinar e pode ser feito naturalmente com a ação da chuva, porém levaria muito mais tempo.

Como fazer?

O jeito mais simples é cobrir com água e deixar de molho entre 8 e 48 horas, dependendo da semente. Em geral, quanto mais grossa a casca da semente, maior o tempo. Há quem utilize água morna e até quente. Eu uso água temperatura ambiente e funciona direitinho. A água aquecida aceleraria ainda mais o processo. Sementes grandes, como feijão, ervilha e milho absorvem muito mais água, então importante colocar um volume adequado, como umas 3 vezes a altura da semente.

Se deixar de molho por mais de 12 horas, convém fazer pelo menos uma troca dessa água, para garantir o oxigênio presente (necessário para a germinação). Mais de 48 horas de molho pode começar a ocorrer a decomposição da semente, arruinando todo o processo.

Após o período na água a semente está pronta para ser semeada em um substrato úmido, cuidando para não deixar secar completamente até a germinação ocorrer. Neste momento, se tiver sido semeado em um recipiente, é bom colocar em algum local iluminado.

Existe outra técnica que é deixar de molho até que a semente inicie o brotamento e, com cuidado, passar uma a uma para a terra. Assim você garante que todas as sementes plantadas na terra já germinaram e pode otimizar melhor o espaço. Aqui um vídeo em inglês (mas tem legenda em português, pois ele é brasileiro) mostra essa técnica, a partir dos 2:06)

1 Comment

  1. Luciene Aderne Improta

    19 de novembro de 2020 at 19:07

    Quero aprender a semear

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *