Você conhece essas lagartas que atacam os tomateiros? Elas são chamadas de Manduca sexta ou Manduca quinquemaculata e são a fase larval de certas mariposas. Elas são tão famintas que devoram as folhas e muitos frutos quando ainda verdes!

Imagem lisaforehand.com
As mariposas colocam os ovos na superfície interna das folhas, semelhantes a imagem ao lado. Não gostam da luz direta e, normalmente, ao longo do dia, ficam nas partes mais internas da planta e vão para as folhas e frutos externos ao final do dia e decorrer da noite. Vai correndo comprar pilhas pra lanterna!
Depois de um tempo, as adultas, rechonchudas e satisfeitas lagartas vão se encolhendo para se prepararem para a transformação em um casulo e gerar uma nova mariposa.
Essas lagartas atingem especialmente as plantas de tomate e de tabaco e, dependendo do tamanho da planta, uma única lagarta pode devorar praticamente toda a planta.
As imagens desse post são dos tomateiros de meus pais, que estavam inconformados que diversos tomates estavam com buracos:
Então, com uma dose de paciência no final da tarde fui lá procurar essas praguinhas. Encontrei somente essa da imagem ao lado e, no outro dia, eles acharam outras na superfície interna das folhas. Ficamos um tempo embasbacados pela beleza da lagarta.
E veja as fotos das que eles acharam no outro dia, na parte interna das folhas:
Pensaram: pronto, se esses ovos eclodirem, estamos fritos! Mas, na realidade, não são ovos e não são das próprias lagartas. Esses negocinhos brancos sobre o corpo são pupas de uma vespa parasita, da família Braconidae.
Uma vespa escolhe uma lagarta saudável e gordinha, deposita sutilmente dezenas de ovos sob a pele dela e assim que esses ovos eclodirem dentro da lagarta, as larvas da vespa começam a comer a musculatura e vísceras dela, mantendo os órgãos vitais seguros para que o hospedeiro não morra rapidamente, encerrando o próprio ciclo. Essas larvas se desenvolvem dentro da lagarta e, quando adultas, vão furar novamente a pele dela e criar sobre a superfície diversos casulos, para permanecerem por ali mais um período. Quando sairem do casulo, a lagarta morre em breve e as vespas saem por aí a se divertirem e a buscarem o futuro hospedeiro de seus ovos.
Ciclo cruel e, talvez, salvador dos seus tomates.
22 de março de 2016 at 17:07
Caracoles! :o :o :o
18 de janeiro de 2019 at 07:19
Nota 10! Obrigada pelo esclarecimento
10 de abril de 2019 at 11:00
Muito boa a informação! Acabo de encontrar uma dessas belezuras no meu tomateiro, devorando um fruto. Agora sei pra ficar esperto e procurar outras também. Fiquei impressionado com a reação dela quando fui retirá-la da planta. Usando um pedaço de arame, encostei nela e ela se virou e ficou mordendo o arame ferozmente. Deu até medo!
14 de junho de 2020 at 14:07
Tem no meu pe de tomate. Tenho que Matar, mas realmente é muito linda.
10 de maio de 2020 at 10:45
Muito bom!! Pesquisei com meu filho de 5 anos que adora INSETOS!!!
26 de novembro de 2020 at 15:47
NOSSA, muito obrigada, era exatamente isso que eu estava procurando!
15 de dezembro de 2020 at 10:56
Ótimo esclarecimento fiquei impressionada com o tamanho quase nem tinha percebido porém notei q o pé de tomate estava quase sem folhas comecei a observar foi qdo eu a vive fui buscar informações e gostaria de saber se ela é venenosa
22 de dezembro de 2020 at 21:34
Encontrei esses ”ovinhos” debaixo da folha de tomate, devo me preocupar? e o que devo fazer??
19 de janeiro de 2021 at 13:39
acabei de tirar 5 do meu manacá. São muito bonitinhas e vorazes.
9 de agosto de 2021 at 10:17
E faz o quê para se livrar delas antes que o tomateiro morra? Socorro! Tem umas quatro dessas na minha planta.
21 de setembro de 2021 at 17:52
Gostei do esclarecimento.
Deu essas larvas em cima de duas largadas no meu tomateiro e fiquei intrigada, obrigada pelo esclarecimento, estava começando a criar vespas sem saber