Fui visitar o Centro Urbano de Práticas Ambientais em Novo Hamburgo chamado Lewa Esperança e fui super bem recebida pela fundadora Maria Leoni e seu marido Walerio. Veja quanta coisa legal é possível fazer, mesmo bem no meio da cidade.
A Maria Leoni Sauter Hennemann vem de uma formação acadêmica em pedagogia, onde atuou por muitos anos. Sentindo que isso não bastava, ela e o marido compraram um sítio há mais de 30 anos na cidade de Portão, cerca de 18 km da cidade onde moram. Iniciaram a produção orgânica de diversos tipos de alimentos e sempre buscaram viver uma vida mais sustentável possível. E isso vi com meus próprios olhos ao visitar a casa deles, que é a sede oficial do Lewa Esperança.
Algumas atitudes e atividades que eles realizam e promovem
Reciclagem de materiais
Em frente ao local eles tem uma coleta seletiva, em que qualquer pessoa pode deixar materiais recicláveis. O próprio centro reutiliza algumas embalagens para construir mini hortas ou guardam para algumas entidades de reciclagem retirar no local.
Compostagem
Com composteira no chão e vermicomposteira, eles transformam todo o lixo orgânico viável em composto.
Coleta da água da chuva
Com caixas d’água que totalizam 7500 litros, eles tem auto suficiência para regar as plantas e lavagem da área externa.
Geração de energia
Com placas fotovoltaicas, o centro armazena energia solar. Eles conseguem uma economia de até 50% no consumo de eletricidade da rede pública.
Educação socioambiental
Além de realizarem atividade junto à escolas, o centro está aberto a receber grupos para conhecer o local, aprendendo diversas dicas de como agir sustentavelmente no seu dia-a-dia. E também fornecem o espaço para, uma vez por mês, realizar um Sarau, em que pessoas se encontram para trocar experiências e confraternizar.
Produção de gostosuras
Não consegui escrever outra coisa quando pensei na produção deles. Fiquei apaixonada pelas bebidas artesanais, como a Spritzbier (bebida de gengibre com limão), cerveja preta sem álcool e a soda limonada com hortelã. Todas com muito gás, super refrescantes, um delícia. Além disso também vendem geléias, feijão, biscoitos, temperos, chás.
Produção de mini hortas
Para quem não tem muito espaço e nem tempo e sempre quis ter alguns temperinhos e chás em casa, Leoni reutiliza embalagens plásticas para fazer um vaso com os temperos que você quiser. Também planta aveia preta, em que os brotos são atrativos para os gatos. Muitos gateiros compram e, quando o gatinho terminou de devorar, devolvem a embalagem para ter uma nova leva de brotos.
O tempo voou enquanto estive lá. Uma hora e meia é insuficiente para tanta troca de experiência. Experiência essa que Leoni tem aos montes e comenta que sempre tem algo a mais para aprender. Saí de lá com minha tão sonhada muda de ora-pro-nobis, uma muda de alecrim, as bebidas artesanais, banana da terra e um lindo melão de são caetano. Saí de mãos e coração cheios.
Para visitá-los
Endereço: Rua Tapes, 565. Bairro Ideal. Novo Hamburgo – RS
Fone: 3593-1094
26 de janeiro de 2016 at 22:58
Parabéns pela iniciativa desse casal. Conheço os produtos deles e realmente são umas “gostosuras”. Adorei a matéria!
26 de janeiro de 2016 at 23:14
Oi Mãe! Vocês me orgulham muito e me surpreendem a cada dia que passa! Parabéns por ser um exemplo de vida e por também me deixar apaixonado pelo tema Sustentabilidade! As fotos ficaram lindas, o texto divulgando o trabalho, os deliciosos produtos e os exemplos de boas práticas de sustentabilidade demonstram a paixão pelo trabalho e toda contribuição do LEWA Esperança para sociedade. Tenho certeza de que vocês terão muitas conquistas pela frente e reconhecimento, pois este projeto é maravilhoso. Para “seu conhecimento”, sou fã de vocês. Beijos do filho, único :), Fabiano!
27 de janeiro de 2016 at 19:21
Que lindo! Amei. Meu sonho é que um ia eu possa ter algo parecido, envolvendo a comunidade. A propósito, repostei um texto seu sobre plantas que se podem replantar várias, só que acrescentando algumas que tive experiência. Dá uma olhada: http://atelieco.blogspot.com.br/2016/01/alguns-vegetais-que-se-pode-replantar.html
27 de janeiro de 2016 at 21:38
Lindo exemplo e trabalho! Dá muita vontade de conhecer e “provar” tanta delícia! Parabéns!
2 de fevereiro de 2016 at 16:52
Adorei a matéria! Parabéns pelo site!
23 de fevereiro de 2016 at 13:09
Amei a matéria ! Será que eles enviam por Correios , a ora-pro-nobis ? Tenho vontade de cultivá-la mas tenho receio de vim errada já que tô começando agora nessa área, rs.
Gratidão
26 de fevereiro de 2016 at 14:54
Oi Deise! Teria que entrar em contato com eles para ver se existe a possibilidade do envio. Você pode mandar um email para lewaesperanca@terra.com.br. Mas, dependendo a cidade que você mora, talvez existam encontros de trocas de mudas e sementes, sendo ótimo para encontrar a sua mudinha e várias outras coisas legais.
19 de março de 2016 at 12:24
Mora onde Deise, talvez alguém pertinho de você possa te oferecer a muda;
11 de abril de 2016 at 11:31
No interior do RJ.
9 de março de 2016 at 09:58
O que dizer após tantos elogios a práticas dom bem! Desenvolvimento sustentável de raiz, de anos, sem visão de holofotes, de dentro para fora!
Esta é uma real revolução! Guerrilheiros armados “até os dentes” com suas poderosas táticas (pensamento coletivo, pró-ativo e do bem) e artilharia pesada (orgânicos, reduzir, reciclar, reutilizar, minimalizar a vida), sinto-me feliz, honrado e agraciado por saber disso e por alistar-me a este batalhão!
Sigabéns Lewa e Como Fazer Horta! Contem comigo!
25 de março de 2018 at 19:51
Oi Deise, aqui é a Maria Leoni. Não podemos enviar por correio mas temos dicas de como começar a cultivar e consumir, etc.