Muitas plantas tem raízes invasoras que vão se espalhando sob o solo, aparecendo novas mudas por tudo quanto é quanto, podendo deixar a sua horta uma bagunça. Elas podem se multiplicar pelas suas sementes, que caem ao redor, e/ou pelas suas raízes, que se espalham sob o solo criando novas plantas. Para as sementes, cobertura de solo resolve o problema. E, para as raízes invasoras, uma barreira sólida parece ser a melhor alternativa.
Se você tem limite de espaço e quer ter algum tipo de planta com o perfil de raízes invasoras, existem práticas simples para resolver isso.
Uma alternativa é enterrar um saco de material resistente, tipo lona, pode cumprir bem o papel da barreira. É importante ter pelo menos 25 cm de altura e ser aberto em baixo ou ter alguns furos para a água drenar bem.
Outra opção menos barata mas que fica com um acabamento mais bonito é cortar o fundo de um vaso plástico ou balde e enterrar no local que quer plantar a muda. Quando mais profundo o vaso, melhor, para dificultar que as raízes mais aventureiras consigam passar por baixo. A partir de 25 cm de altura já garante uma boa barreira.



Imagem apartmenttherapy.com
Essas técnicas não funcionam muito bem para plantas que se espalham pela superfície, como hortelã, orégano e etc. Mas, caso esteja utilizando um vaso, você pode deixar uma borda mais elevada para fora, dificultando o espalhamento dessas plantas.
17 de abril de 2020 at 21:09
Gostaria de fazer isso com minhas frutíferas. Estão nos vasos…elas são enxertadas…meu quintal é pequeno e com piso. Vou fazer isso ,tirando alguns pisos. E colocando os vasos.