Você tem pesticidas no seu corpo

Um estudo pelo Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental em conjunto com um supermercado sueco revelou alguns dados incômodos ao pensar em se alimentar com alimentos que não sejam orgânicos.

A não ser que sua alimentação seja completamente orgânica, você deve ter doses de diversos tipos de pesticidas em seu corpo. Teoricamente, doses não nocivas…

O estudo avalia uma família sueca que não come nada de orgânico, por conta do preço mais elevado. Mas por duas semanas eles se alimentaram somente de alimentos orgânicos. Amostras de urina foram coletadas antes e após o experimento e demostram enorme diferença na quantidade de pesticidas encontrado no organismos dessas pessoas.

Foram encontrados na urina deles produtos como fungicidas, inseticidas e regulador de crescimento de plantas!

Depois de 2 semanas, quase todos os pesticidas desapareceram (ou tiveram significativa redução) do corpo deles, especialmente das crianças. Veja um exemplo do antes (before) e depois (after):

pesticidas no seu corpo

Teoricamente, as doses encontradas não seriam prejudiciais. Porém, isso traz um enorme receio pois não se sabe ainda qual o efeito a longo prazo do consumo de alimentos tratados com pesticidas. E ainda mais se considerarmos que esses químicos podem ser muito mais prejudiciais se combinados entre eles.

E isso é apenas o direto impacto pessoal do consumidor. Os produtos não orgânicos, ao utilizarem agrotóxicos, contaminam solo, água, vegetações ao redor, animais (não humanos e humanos) que vivem nas proximidades e, talvez em maior grau ainda, o próprio produtor.

Na maioria dos países, os alimentos orgânicos ainda são mais caros. Mas, dependendo de onde você mora, essa diferença nem é tão grande assim quando se busca feiras de produtores. Onde moro, em Novo Hamburgo – RS, existem algumas feiras que o próprio produtor rural comercializa seus produtos. Ali os valores são semelhantes aos vegetais não orgânicos da maior rede de supermercados da região e ainda tenho a possibilidade de conversar e questionar diretamente quem plantou. E ainda por cima eu apoio os produtores locais dessa forma. Comprar alimentos orgânicos dentro de supermercados no Brasil ainda é algo elitista.

Confira o vídeo (em inglês) da comparação ao se comer uma comida livre de pesticidas:

Você dá preferência a alimentos orgânicos? Deixe seu comentário abaixo!

1 Comentário

  1. Meu coração até doí, ainda bem que encontro sites como esse que incentivam o próprio cultivo orgânico.
    Muita gratidão <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*