Verticalizando o jardim – treliças

Utilizar treliças é uma ótima alternativa para poucos espaços, para proteger frutos de apodrecimento em contato com o solo, aerar por entre a planta com maior facilidade ou simplesmente para dar um charme ao jardim. Aliás, não só jardim, como para uma sacada, já que nada impede de você ter um lindo pé de feijão vagem, por exemplo, em vaso. Veja algumas opções:

Com canos de PVC e fio de nylon

Um das que tenho aqui em casa, feita com restos de materiais. A armação é em canos de PVC, com o topo unido por joelhos. Para os pés, finquei na terra um pedaço de ferro de mais ou menos 60 cm de altura, onde metade dele ficou para fora para encaixar os pés da armação. Com fio de nylon (e dose de paciência) tramei a rede e fixei na armação. O pé de abóbora está plantado em uma caixa plástica de feira. E a medida que o tomateiro da caixa vizinha crescia, já o adicionei a mesma treliça.

Pregos e fio de nylon

Tem umas paredes externas da minha casa tão sem graça… que batia um solzinho tão perfeito e ela ali, vazia. Coloquei alguns preguinhos e fui amarrando fio de nylon. Plantei um pé de feijão vagem (junto com Poejo, que se deram bem) e fui guiando o pé a medida que crescia. Ainda está vigoroso, embeleza esse canto da casa e ando colhendo bons almoços dali.

Rodas de bicicleta

Uma bicicleta velha tem o seu valor. Veja ideias de como adicioná-las à horta trazendo charme e praticidade para suas treliças.

Algumas outras possibilidades:

E até grandes frutos como abóboras, melão, melancias podem ser adequados em treliças. Os maiores pode-se colocar algum suporte em cada fruto.

E se você não tem muito espaço e a ainda assim deseja ter grandes tomateiros, pepinos, vagens, chuchus, ervilhas… veja algumas ideias:

Você tem alguma outra forma de treliças? Comente abaixo ou poste fotos na página do Facebook do Como Fazer Horta.

5 Comentários

  1. Pessoal, resumindo só afasto os meus gatos da terra da mi ha hortinna se colocar treliças?
    Tenho um deles q adora fazer cocô na terra das minhas ervas, eu tiro, mas isso faz mal se utilizar a erva depois?
    Aguardo uma resposta por email, obrigada
    Thelma

    • Rosana Kunst

      30 de dezembro de 2015 at 10:32

      Oi Thelma! Treliças só impediriam os gatos de fazerem as necessidades em cima das partes da planta que foi verticalizada. Ao redor da raíz da planta, a terra não ficaria impedida. Para evitar os gatos eu sugeriria outras alternativas, que descrevo aqui http://comofazerhorta.com.br/3-dicas-para-afastar-os-gatos-da-horta/. Confesso que também não sei em relação a nossa saúde e ao coco ou xixi dos gatos próximo a plantas, na dúvida, tento evitar com essas técnicas do link, e já ajuda um bocado. Nos conte se descobriu novas técnicas de afastá-los da horta. Boa sorte!

  2. Olá, gostei muito de suas idéias. Caso tenha interesse em fazer parceria gostaria de conversar a esse respeito.Estou no começo de um trabalho com hortas orgânicas. Sinta-se a vontade pra fazer contato pelo email que deixei abaixo. obrigada.
    Marcia.

  3. grata , perfeito saude e sabedoria sempre a vc.

  4. SUELY DE FÁTIMA RODRIGUES

    30 de setembro de 2017 at 14:41

    OI
    VENDO ESSE RAPAZ DA ULTIMA FOTO, FIQUEI PENSANDO…SERÁ QUE DÁ CERTO PEGAR UMA ARMAÇÃO DE SOMBRINHA,SÓ A PARTE DE METAL, COLOCAR DENTRO DO BALDE DE PLANTA, DÁ PRA SUBIR UM CHUCHU, UM TOMATINHO CEREJA, QUEM SABE!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*