Se você leu o post anterior, sobre Square Foot Gardening, talvez tenha algumas dúvidas ainda sobre o método de “Horta de pé quadrado”.  As perguntas comuns para quem está começando é sobre o tamanho do canteiro e o que plantar. Vamos ver mais sobre isso?

Qual o tamanho ideal do canteiro?

melÉ interessante que um dos lados nunca ultrapasse 4 pés (1,21m) para que se alcance facilmente em todas as partes, sem pisar no solo. Para uma pessoa adulta, 2 a 3 canteiros de 4×4 pés (1,21 x 1,21 m) cada seria o suficiente para uma teórica suficiência. Ou seja, você precisaria de menos de 6 metros quadrados por pessoa! Isso é muito pouco em relação a métodos tradicionais de agricultura. Como é um método de plantação intensiva, o criador do método, Mel Bartholomew, comenta que a produtividade é 80% superior aos métodos comuns.

O que plantar?

E respondo com outra pergunta: O que você gosta de comer? Atenha-se a isso, pois nada melhor do que colher o que você verdadeiramente saboreia.  Isso agrega motivação aos cuidados dos canteiros. Além disso, verifique a produtividade de cada planta para não sobrar alimento. O mais legal ainda é analisar as plantas companheiras, para ter um melhor desenvolvimento de cada planta, mas esse assunto é para um completo novo post futuro.

Algumas sugestões de espaçamento/rendimento que o autor propõe (obs.: pé quadrado é abreviado como ft²):

sfg-11 planta por 2 ft²

Algumas plantas necessitam de um espaço maior, como melancia, abobrinha, abóbora e melão. Nesses casos, utiliza-se 2 quadrados para adequar o crescimento das plantas.

sfg-1-11 planta por 1 ft²

Você pode plantar tomate, berinjela, brócolis, couve, repolho, pimenta, pimentão, orégano, manjericão (para um pé robusto), quiabo, hortelã.

sfg-22 plantas por 1 ft²

Salsão, tomilho, pepino e tagetes podem ter 2 pés plantados em um só pé quadrado. Pepinos são facilmente mantidos com uma estaca para ocuparem menos espaço na horizontal.

sfg-44 plantas por 1 ft²

Pode ser plantado alface, manjericão (para pés menores), milho, salsa, morango, acelga, sálvia.

 

sfg-99 plantas por 1 ft²

Beterraba, espinafre, ervilha (utilizando estacas ou treliças) são as mais indicadas para esse espaçamento.

 

sfg-1616 plantas por 1 ft²

Rabanete, cenoura, cebola, cebolinha.

 

 

Lembrando que essas são apenas sugestões. O tamanho de cada planta também pode variar, com certos tipos de vagens e pepinos em que alguns pés são muito mais robustos, precisando de mais espaço que outros. O importante é testar e adequar conforme as suas necessidades.

E comece pequeno!

O ideal é começar por um só canteiro para testes. Tem muita coisa para se adequar, desde a montagem, os substratos, a verticalização, etc.

Aqui em casa eu plantei em um canteiro de 1,20mx5m 5 tipos de berinjelas, 3 tipos de manjericões, 2 tipos de pimentas, 3 tipos de pimentões, couve flor, cenoura, beterraba, coentro, pepino, tomate, vagem e algumas tagetes para ajudar no controle de pragas. Estou recém no primeiro mês e é o único canteiro que estou aplicando o Square Foot Gardening, então vou poder comparar com o canteiro tradicional em alguns poucos meses. Assim que tiver novidades, mostro para vocês. :)