Square Foot Gardening parte II – qual tamanho e o que plantar?

Se você leu o post anterior, sobre Square Foot Gardening, talvez tenha algumas dúvidas ainda sobre o método de “Horta de pé quadrado”.  As perguntas comuns para quem está começando é sobre o tamanho do canteiro e o que plantar. Vamos ver mais sobre isso?

Qual o tamanho ideal do canteiro?

melÉ interessante que um dos lados nunca ultrapasse 4 pés (1,21m) para que se alcance facilmente em todas as partes, sem pisar no solo. Para uma pessoa adulta, 2 a 3 canteiros de 4×4 pés (1,21 x 1,21 m) cada seria o suficiente para uma teórica suficiência. Ou seja, você precisaria de menos de 6 metros quadrados por pessoa! Isso é muito pouco em relação a métodos tradicionais de agricultura. Como é um método de plantação intensiva, o criador do método, Mel Bartholomew, comenta que a produtividade é 80% superior aos métodos comuns.

O que plantar?

E respondo com outra pergunta: O que você gosta de comer? Atenha-se a isso, pois nada melhor do que colher o que você verdadeiramente saboreia.  Isso agrega motivação aos cuidados dos canteiros. Além disso, verifique a produtividade de cada planta para não sobrar alimento. O mais legal ainda é analisar as plantas companheiras, para ter um melhor desenvolvimento de cada planta, mas esse assunto é para um completo novo post futuro.

Algumas sugestões de espaçamento/rendimento que o autor propõe (obs.: pé quadrado é abreviado como ft²):

sfg-11 planta por 2 ft²

Algumas plantas necessitam de um espaço maior, como melancia, abobrinha, abóbora e melão. Nesses casos, utiliza-se 2 quadrados para adequar o crescimento das plantas.

sfg-1-11 planta por 1 ft²

Você pode plantar tomate, berinjela, brócolis, couve, repolho, pimenta, pimentão, orégano, manjericão (para um pé robusto), quiabo, hortelã.

sfg-22 plantas por 1 ft²

Salsão, tomilho, pepino e tagetes podem ter 2 pés plantados em um só pé quadrado. Pepinos são facilmente mantidos com uma estaca para ocuparem menos espaço na horizontal.

sfg-44 plantas por 1 ft²

Pode ser plantado alface, manjericão (para pés menores), milho, salsa, morango, acelga, sálvia.

 

sfg-99 plantas por 1 ft²

Beterraba, espinafre, ervilha (utilizando estacas ou treliças) são as mais indicadas para esse espaçamento.

 

sfg-1616 plantas por 1 ft²

Rabanete, cenoura, cebola, cebolinha.

 

 

Lembrando que essas são apenas sugestões. O tamanho de cada planta também pode variar, com certos tipos de vagens e pepinos em que alguns pés são muito mais robustos, precisando de mais espaço que outros. O importante é testar e adequar conforme as suas necessidades.

E comece pequeno!

O ideal é começar por um só canteiro para testes. Tem muita coisa para se adequar, desde a montagem, os substratos, a verticalização, etc.

Aqui em casa eu plantei em um canteiro de 1,20mx5m 5 tipos de berinjelas, 3 tipos de manjericões, 2 tipos de pimentas, 3 tipos de pimentões, couve flor, cenoura, beterraba, coentro, pepino, tomate, vagem e algumas tagetes para ajudar no controle de pragas. Estou recém no primeiro mês e é o único canteiro que estou aplicando o Square Foot Gardening, então vou poder comparar com o canteiro tradicional em alguns poucos meses. Assim que tiver novidades, mostro para vocês. :)

2 Comentários

  1. Boa noite querida!
    Onde eu posso encontrar esse livro? Ele é traduzido? Pois não falo inglês. Fiquei bastante interessada no método. Eu comecei pela compostagem, pois acredito que tudo pode ser reaproveitado. Fiquei encantada com as dicas. Se vc puder postar mais algumas, ficarei muito grata.
    Só tenho uma dúvida, mentira tenho um monte, mas a principal é sobre a cenoura, a profundidade me pareceu pouca, 15 cm, não é isso.
    É uma delícia esse seu espaço. Quero começar logo, e quero tudo orgânico.
    Parabéns! Aguardo sua resposta.
    Abraço!
    Rita

  2. Olá Rosana
    Já li e reli várias vezes as duas postagem, parte 1 e 2. Eu gostaria que vc falasse mais sobre esse isolamento do solo. A água escoa normalmente? Ou precisa criar um desnível no solo, antes da vedação? Essa vedação é feita exclusivamente com papelão? Ou pode ser utilizado outros materiais? A demarcação do canteiro pode ser feita com blocos de concreto?
    O composto eu já tenho. Já pesquisei sobre a turfa, só encontrei turfa esfagno, eu posso utilizar esta? A vermiculita, encontrei na Leroy Merlin, saco de 12 kg sai a $40,00. Não sei se é dá mais grossa. A turfa esfagno importada sai a +- $65,00 o saco com 50 litros, que eu nem imagino o quanto pesa.
    Como sua postagem é de 2015, você já deve ter tido tempo de comparar com outras formas de cultivar. Por favor, fale mais sobre isso.
    Me desculpa tantas perguntas, mas estou muito anciosa pra começar, e gostei muito do método, pena que eu não falo inglês.
    Muito obrigada por todos os ensinamentos, se puder esclarecer essas dúvidas extras, eu te agradeço.
    Saúde e paz pra você e seus bebês, que já devem estar grandes.
    Abraços!
    Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*