Sites para comprar sementes orgânicas

Por mais que cultivamos nossas plantas sem agrotóxico algum, ainda é difícil encontrar sementes orgânicas. Existem alguns sites e posts no Facebook que divulgam alguns links para comprar sementes orgânicas no Brasil. Duvidei e fui atrás.

Ainda não obtive resposta de todos os locais, mas já saliento que ISLA e Sementes Sakama não comercializam sementes orgânicas (vide emails ao final do post).

semente-com-defensivoCreio que as maiores empresas de sementes no Brasil são normalmente não orgânicas, e muitas vezes com defensivos! Por favor, como uma semente pode ser segura para consumo quando se tem um desenho de caveira na embalagem?

A boa notícia é que tem diversas empresas que vendem sementes orgânicas online! Alguns exemplos:

  • Bionatur – Tive dificuldade em contatá-los. O único email que responderam não fazia muito sentido… Parece que pode-se comprar online, solicitando o catálogo por email para fazer o pedido (de acordo com a página do Facebook deles deu a entender que um novo site está por vir)
  • Sambalina – Do interior do RS, cultivam suas próprias sementes orgânicas e crioulas. Fui visitá-los para saber mais e valeu muito a pena! Veja o post sobre a visita: Sabalina – sementes orgânicas.
  • Matos de Comer (adorei o nome) Não entrei em contato com eles, pois no próprio site está bem clara a informação de que a produção é orgânica. Eles são do interior do SP, e cultivam suas próprias sementes em uma chácara familiar. No blog http://matosdecomer.blogspot.com.br/ eles passam diversas dicas bacanas.
  • RareSeeds – Dos Estados Unidos, com ótimo e-commerce de sementes orgânicas e crioulas (heirloom). Entregam no Brasil via correios. Já comprei online e já fui visitá-los também.
  • Ciprest – Vendem somente mudas, enviando para todo o Brasil. De acordo com Edilson Giacon a maioria das mudas são orgânicas, mas não as cítricas (e talvez algumas outras). Confirme antes de comprar.

Espero que essa lista cresça! Enviei um email para Tabutins sementes, mas não obtive resposta.

Assine nossa newsletter que assim que tivermos mais novidades, avisaremos!

Resposta das empresas ISLA, Sakama e Ciprest:

Captura de Tela 2015-06-12 às 10.22.13


Captura de Tela 2015-06-12 às 10.23.13


Captura de Tela 2015-06-12 às 10.23.42


Atualização – dia 17/09/2015

Havia mencionado que a Toca do Verde também vendia sementes orgânicas, como constava no site deles e também como constava em um email que me responderam. Porém a Aline, leitora do blog, nos alertou que ela comprou essas sementes rotuladas de orgânicas no site deles e vieram sementes da ISLA. Conversei por email com a Toca do Verde e eles removeram a categoria do site.

23 Comentários

  1. Boa noite Rosane. O que a Isla quis dizer com ” As sementes que trabalhamos são não – orgânicas”? O que seriam sementes não orgânicas? Pq comprei vários pacotinhos de sementes dela onde se lê ” Sem defensivos”, por isso mesmo comprei. Saberia me explicar?

    • Rosana Kunst

      18 de junho de 2015 at 20:31

      Olá Sandra! Essa questão é um pouco confusa mesmo. Sementes orgânicas são aquelas que foram geradas de plantas orgânicas, ou seja, sem nenhum tipo de agrotóxico em toda a sua formação (da mudinha até a geração da semente da planta mãe). Ao se falar em defensivo nas sementes, seria dizer que foi aplicado algum tipo de defensivo diretamente nas sementes. A Isla provavelmente adquiriu sementes de plantas que tiveram algum fertilizante ou pesticida químico mas não as tratou com defensivos.
      Então, quando não se consegue comprar uma semente orgânica e crioula, a escolha de alguma semente sem defensivo já é melhor do que nada. Se você cultivar essas sementes de forma orgânica e gerar novas sementes, aí você começa um processo de transformá-las em orgânicas (é discutível quantas gerações da planta necessita para isso, mas de qualquer forma, é sempre mais divertido gerar nossas próprias sementes ;).

      • Olá, li uma matéria que dizia que nos EUA, é necessário 7 gerações para transformar uma planta que começou como semente não-orgânica e com defensivos em orgânica, não sei aqui no Brasil. Quanto a Toca do Verde, fiz algumas compras lá, suas sementes “orgânicas” são da ISLA, e como a própria ISLA diz que suas sementes são não-orgânicas, o e-mail da Toca do Verde está equivocado. Estou iniciando minha plantação orgânica com sementes ISLA sem defensivos, já é alguma coisa; aos poucos, quando ganhar prática, vou mudando para sementes 100% orgânicas de produtores orgânicos, para começar está bom. Bjs.

        • Rosana Kunst

          15 de setembro de 2015 at 19:55

          Oi Aline! Que ótimo ponto levantado! Também já li sobre isso, e parece que cada país tem seus requerimentos e eventualmente diferentes quantidades de gerações. Fui procurar onde eu tinha lido e não encontrei mais… você teria essa matéria ainda pra me passar?
          O Brasil ainda está um pouquinho atrasado em relação a isso, porque parece que a maioria das certificações de orgânicos não requerem que a semente proveniente seja orgânica (há quem diga que muitos produtores orgânicos utilizam até sementes com defensivos, apesar de durante o desenvolvimento da planta cultivarem de forma orgânica).
          Triste isso da Toca do Verde, eles estão enganando os consumidores! Vou investigar mais a fundo!
          Sobre iniciar a horta, faz mais do que certo e fico feliz que está começando assim! Muita coisa também já plantei dessa forma e tento ficar guardando as sementes para aumentar o grau de pureza… Ainda é muito melhor assim do que comprar esses alimentos não orgânicos.
          Muito obrigada pelo teu comentário! Beijos

          • Olá estou querendo iniciar a plantação de minha hortinha e estou buscando informações. Sobre este assunto de tornar uma plantação não orgânica em orgânica me chamou a atenção. Tem algum material sobre este assunto para indicar? Atualmente estou sem condições de investir em sementes, então pensei em plantar a partir das sementes dos alimentos que adquirimos (que infelizmente não são orgânicos).

            Desde já agradeço pelo seu imenso carinho em dividir conosco todas essas dicas e informações. Espero que continue com esse lindo trabalho.

        • Somos Distribuidores Bionatur, a única semente orgânica de verdade
          http://www.sementeorganica.com

  2. Olá! E a tabutins sementes, você sabe me dizer se são orgânicas?
    Agradecida!

    • Rosana Kunst

      22 de janeiro de 2016 at 10:29

      Olá Dora! Infelizmente não sei te dizer. Já enviei um email a eles que não responderam. Vou insistir um pouco mais e se tiver resposta te aviso e atualizo o post. Abraços!

  3. Oi, pessoal.. Parabéns a Rosana por nos oportunizar este espaço de discussão, e parabéns aos demais interessados no cultivo de orgânicos. Recentemente comecei a minha horta doméstica, e estou com sérias dificuldades em conseguir sementes orgânicas. Espero que nesses sites eu possa encontrá-las. Aproveitando a discussão sobre as sementes da Isla, ao que parece lá eles comercializam sementes com (o caso da couve) e sem defensivos (o caso do tomate cereja). É bom ficar de olho nisso. Abraço!

  4. Boa tarde Rosana, tudo bem?
    Muito boa a postagem e os comentários, esclarecendo pontos importantes.
    Estou a procura de mudas orgânicas de abacaxi e tendo dificuldade, você
    por acaso sabe algum lugar específico que teria? Muito obrigado.

  5. Natália Monteiro

    3 de julho de 2016 at 20:08

    Adorei o post e os posts derivados dele (os das visitas). Fiz um carrinho com 40 pacotes de sementes do Rare Seeds mas estou com medo de pedir e não chegar. Você pediu para enviarem de alguma forma especial para que chegasse pra você ou simplesmente comprou pelo site normal e chegou? Você lembra quantos pacotinhos pediu? Todos os meus são a versão com menos sementes. Super obrigada, adorei tudo mesmo!! Beijão! Natália

    • Rosana Kunst

      6 de julho de 2016 at 09:40

      Olá Natália! Não pedi forma especial não. Pedi somente 10 pacotes e o único “problema” foi a taxa de importação da receita federal. Também pedi somente os de menor quantidade por conta do receio… e quando fui pessoalmente lá comprei com maior confiança :p Enfim, entendo teu receio e por serem 40 pacotes fico me perguntando se isso estaria dentro do permitido para pessoas físicas no Brasil.. já pesquisei sobre legislações de importar sementes mas nunca entendi por completo. Da vez que comprei achei o frete bem acessível, então talvez valha a pena pedir uma quantidade menor e, dando certo, encomendar o restante. Mas é só a opinião de alguém meio receosa também, haha. Desculpe não poder ajudar mais. Beijos e obrigada pelo comentário.

      • Natália Monteiro

        15 de julho de 2016 at 20:39

        Oiee! Brigadão pela resposta, eu acabei comprando 10 pacotinhos pra testar. Já chegou no Brasil e adivinha? Também está na aduana pra tributação! haha Mas pelo menos acho que vai chegar né, aí não tem problema! O receio era jogarem fora e não chegar pra mim. Então por enquanto tudo dentro do aceitável pra eu ficar feliz hehe. Obrigadaaaa!! Beijos!

    • Pessoal existe o CPORG – Comissão de Produtos orgânicos /RJ do MAPA ( Mins. da Agricultura). Amanhã vai ter uma palestra com o Prof. Higino da UFFRJ. Consulte o CPORG.
      Sérgio Monteiro

  6. Temos mudas, insumos para agricultura orgânica e sementes orgânicas: http://www.sementeorganica.com

  7. Boa tarde, voce indicaria outros sites internacionais para compra de sementes? vejo que nos sites dos EUA e da Ingaterra tem bem mais variedades do que os brasileiros.

    • Acho que poderia conferir como é a legislação de orgânico nos EUA. Segundo sei a legislação deles é bem mais flexível ao uso de certas substâncias do que aqui no Brasil e em países da Europa.

  8. Entrei hoje em um site sementerara.com.br que vendem sementes orgânicas.

  9. Boa tarde, gostei bastante das dicas. Estou em processo de mudança de rumos de profissão e já comecei a fazer uns canteiros em um terreno; o intuito é produzir orgânicos mesmo. Infelizmente, como a maioria, ainda estou com algumas sementes como a da Isla, e outras,e vamos produzindo as nossas sementes; mas já estou me atentando e estudando tudo para que futuramente se tudo andar nos conforme certificar e viver disso. Obrigado, abraço

  10. Pena que alguns dos sites aqui mencionados não existem mais ou estão com a loja desativada. Descobri na internet o site http://www.sabordefazenda.com.br que envia mudas orgânicas pra todo o país. Mas enviam apenas por sedex e onde moro ficaria R$250. Mas achei muito legal, vou ver se mando pra outro estado e alguém traz pra mim.

  11. Muito obrigada por compartilhar esses sites para comprar sementes organicas😉Parabéns pelo post!

  12. Ola sou novo no assunto
    Tenho uma duvida
    Sementes organicas são sementes que não são trangenicas ?
    Sementes organicas são sementes verdadeiras sem serem manipuladas ?
    Por favor me responda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*