Sementes Raras

Alguns meses atrás comprei pela internet sementes crioulas orgânicas de um estabelecimento dos Estados Unidos, chamado Rare Seeds (sementes raras), do Baker Creek Heirloom Seeds. Aqui no Brasil já temos muitos locais para comprar sementes orgânicas, mas não um local com milhares de variedades, muitas sementes raras para nós. Eu estava em busca de plantas específicas para a culinária tailandesa, como diferentes berinjelas, manjericão e pimenta. Comprei, plantei, colhi, feliz da vida. E então tive que visitá-los, para conferir com meus próprios olhos.

01bakersvilleDepois de um tempo, surgiu a oportunidade de fazer uma viagem para os EUA e, acompanhada de meu marido, reservamos um dia para visitar a fazenda Baker Creek no estado de Missouri. A experiência foi fantástica e inspiradora.

Chegamos lá no final da manhã e ansiosos por nos deliciarmos no restaurante, que serve somente comidas veganas e funciona na base da doação: você paga o quanto você pode e acha que é o justo.

O restaurante está localizado dentro da fazenda, logo abaixo do “hotel”. As aspas são porque o hotel é só de fachada, assim como diversos outros prédios dentro da fazenda, construídos para terem aparência antiga e constituir uma vila. Tem de tudo para agradar a imaginação, como farmácia,  serralheria, prisão, mercadinho e, claro, a própria loja de sementes, essa em plena atividade. Vimos muitas pessoas Amish (grupo religioso de costumes conservadores) passeando por lá, o que também valeu como experiência, já que até então só as via em filmes.

Apesar de toda a fazenda já ser um excelente passeio, o local que mais ansiava era a loja de sementes. Eles comercializam sementes orgânicas, não híbridas, não modificadas geneticamente, não patenteadas e sem defensivos. São sementes de mais de 75 países, com mais de 1800 variedades. É semente para ficar horas perambulando pela loja. Não sou uma pessoa muito consumista, mas confesso que me arrependi de ter levado o cartão de crédito. Faltou foto da parte dos livros, mas ali foi a maior parte do rombo financeiro. Muito livro legal para cultivo orgânico.

Comprei muitas sementes, algumas raras aqui no Brasil. Nem todas já plantei por não estarmos na melhor época, mas principalmente por falta de espaço… ando verticalizando o jardim para conseguir plantar o resto!

rareseeds-o-retornoA visita a fazenda Baker Creek foi muito proveitosa. Adorei cada momento e não me importei das 4 horas de trajeto até o local… ainda mais o trajeto da volta em que andamos algum tempo nessa estradinha da foto ao lado. Não tive a chance de visitar o Banco de Sementes que eles tem na Califórnia, mas deve ser tão tentador quanto!

Se você também quiser comprar sementes com eles, pode comprar tranquilo que eles enviam para o mundo inteiro.

8 Comentários

  1. Gostaria de saber se preciso de uma autorização para importar as sementes?
    Obrigada

    • Rosana Kunst

      22 de março de 2016 at 15:43

      Olá Juliane! Para a compra em pequena quantidade não precisei autorização. Na verdade nem tentei autorização antes, já saí comprando porque algumas pessoas já haviam me dito que tinham importado sementes da China. Pensei que não seria diferente. A receita federal interceptou minha encomenda nos correios e somente cobrou um imposto de importação mas liberou. Como o recibo do rareseeds estava na parte externa da caixa, eles viram que era semente e a quantidade. Foi 60% de imposto + uma taxa dos correios. Acaba saindo meio caro, mas pelo menos sabemos que eles garantem a qualidade das sementes (e fiquei muito feliz com minhas colheitas).
      Espero ter ajudado. Abraços!

  2. Adorei as dicas!!!!!

  3. Olá
    Rosana boa noite tudo bem?
    Gostaria muito de comprar sementes da Rare Seeds dos Estados Unidos vejo no teu post que tem sementes que não tem no Brasil poderia me dar uma ajudinha se possível de como devo proceder para compra? E quais as sementes que você aconselha?
    Agradeço antecipadamente ..
    Sidnei Rodrigues – Amante orgânico

    • Rosana Kunst

      6 de julho de 2016 at 17:31

      Olá Sidnei! Comprei diretamente pelo site deles (http://www.rareseeds.com/store/) e li a descrição de cada uma que eu tinha interesse (tudo em inglês somente), para ver se comentavam algo sobre o clima. Algumas sementes tem comentários de usuários, descrevendo a qualidade da semente/planta para a sua região, o que pode ajudar. Nem todas podem se adaptar bem ao nosso clima, mas com um pouco de tempo se consegue bastante informações sobre cada produto. Não tenho sementes específicas para recomendar, mas comprei uma grande variedade e a maioria se adaptou bem aqui no Rio Grande do Sul. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços e obrigada pelo comentário!

  4. Rosana,

    Todas as sementes do site são orgânicas?

    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*