Por que algumas sementes não germinam?

Você feliz da vida com novas sementes, ansioso para plantá-las. Monta uma sementeira bonitinha, coloca terra, coloca a semente, cobre, rega e espera. Regando de vez em quando. Mas e quando a espera é longa demais, começa-se a desconfiar que tem algo errado aí.

Alguns motivos de suas sementes não estarem germinando:

1- Você semeou muito fundo

Uma regra genérica para as sementes é plantar a uma fundura de no máximo 3 vezes o diâmetro da semente. Algumas sementes nem precisam ser cobertas com terra, basta largar sobre a superfície. Se você está utilizando sementes compradas, provavelmente terá indicação na embalagem a profundidade recomendada.

2- Muita ou pouca água

O excesso de chuvas após o plantio ou até uma rega entusiasmada demais pode deixar o solo encharcado, aumentando a chance de desenvolvimento de fungos ou impedindo que o oxigênio chegue na semente.

3 – Pássaros

Especialmente sementes grandes como feijão, milho, ervilha, girassol, são muito atrativas para pássaros que, mesmo cobertas, os danadinhos conseguem ciscar e roubar a semente sem nem deixar rastros. Nesse caso, a melhor alternativa é cobrir a área com alguma rede ou tela para evitar que os pássaros tenham acesso nesse período da germinação.

4- Solo muito frio

Mais difícil de ocorrer no Brasil, mas ainda assim é possível. Se você mora numa região de invernos rigorosos e está iniciando a plantação no final do inverno, talvez o solo ainda esteja gelado demais para propiciar uma boa germinação.

5- Vida “útil” da semente

Útil entre aspas porque considerei a utilidade dela em germinar, mas mesmo uma semente velha pode ser útil como alimento de algum animal ou alguns poucos nutrientes para um solo. Enfim, a semente tem um período que está pronta para ser germinada, período esse que pode ser extendido com técnicas de armazenamento. Se você guardar as sementes de alguma planta, tenha certeza de armazená-las com cuidado, longe de umidade e com temperatura amena. Essas são as principais causas de apodrecimento e decomposição da semente, por mais que ela pareça ainda bonita por fora, pode estar começando a se deteriorar internamente (o eixo embrionário morre).

6- Solo muito compacto ou muito solto

Um solo muito compacto pode impedir o oxigênio seja absorvido pela semente e também dificulta a drenagem de água. Quando o solo está muito solto, pode existir muito ar ao redor da semente, impedindo que ela absorva umidade necessária.

Em um próximo post vou dar as principais dicas para você ter sucesso ao plantar sementes!

 

 

2 Comentários

  1. como fazer o cadastro para fazer parte do do grupo eu tenho algumas sementes

  2. Plantei umas sementes de sequoia gigante conforme instrução do vendedor a duas semanas e até agora nada, sabe me dizer porque? Carlos Eduardo Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*