Plante o lixo de sua cozinha – como replantar vegetais

Para quem compra vegetais diretamente na feira, é comum virem com raízes, ou talos verdes e, mais comum ainda, é na hora de cozinhar jogarmos fora essa fonte de nova vida. É muito fácil replantar para gerar mais alimentos a partir de alguns restos. E também não só de restos, já que é possível reservar alguns dentes de alho para colher um gostoso tempero verde. Veja algumas dicas de como fazer para colher novos sabores de alho, cenoura, cebola e cebolinha.

Alho

Quando o alho começa a brotar, os pequenos brotos verdes que vão aparecendo são muito amargos para comer. Mas se você colocar este alho germinado em um copo com um pouco de água, esses brotos vão crescer e serão uma delícia. Troque a água a cada dois dias e mantenha em algum lugar que pegue claridade, como perto de uma janela. As folhas verdes tem um sabor muito mais suave do que os dentes de alho em si e são ótimas em saladas e massas. Mas se a fome não for tanta, pode-se plantar na terra e esperar para colher uma nova cabeça de alho. Para isso basta plantar o dente de alho em um vaso grande ou no chão, cobrir com uns 3 cm de terra e aguardarentre 4 e 9 meses. Quando algumas folhas secarem e amarelarem está na hora de colher colher.

Cenoura

cenoura

Imagem: arquivo pessoal

Se você comprou cenouras na feira com um pedaço do talo, basta cortar a pontinha e colocar num recipiente com água, como na foto. Em alguns dias novas folhinhas começarão a aparecer e em poucas semanas você tem folhas verdes para fazer uma salada ou um refogado. Não gerará novas cenouras, mas as folhas são muito nutritivas e se não consumidas gerarão sementes (que aí sim, podemos plantá-las para gerar novas cenouras).

Cebolinha

Quando a cebolinha vem com raiz, é só reservar uma área de uns 2 cm acima da base. Coloque dentro de um recipiente com água e veja a mágica acontecer em poucos dias. Troque a água a cada 2 dias. Ao invés da água você pode colocá-la num vaso, cobrindo com terra toda a parte da raiz e mantendo a terra úmida e quando estiver grande suficiente, não arrancá-la da terra, somente cortando alguns centímetros acima da raiz.

Cebola

Ao contrário dos outros alimentos nesta lista, o melhor é que cebolas sejam plantadas diretamente no solo para crescer. Corte a base inferior da cebola, deixe-a secar por algumas horas e plante-a em um vaso, cobrindo com uns 3 cm de terra. Quanto maior for essa “tampa” cortada do fundo da cebola, melhor.

Após umas três semanas, a cebola terá desenvolvido raízes. Na quarta semana, folhas irão brotar.

Quando algumas folhas já estiverem aparecendo, você pode remover do vaso, separar as mudinhas (caso mais de uma planta tenha surgido) e plantar cada uma em seu espaço, seja diretamente no solo ou em um vaso maior. Corte 1/3 das folhas para que seja mais fácil para a planta se readequar em seu novo ambiente.


Existem vários outros vegetais que você pode replantar de forma semelhante. Em breve um outro post sobre como reaproveitar o salsão, alface e muito mais.

2 Comentários

  1. Fiquei com uma duvida de como a folha da cenoura pode gerar sementes. Quanto tempo para isso? Venho tendo muita dificuldade em germinar minhas sementes de cenoura e talvez essa seja a solução… Obrigado!!

    • Rosana Kunst

      23 de março de 2016 at 13:45

      Oi Rodrigo! Eu nunca guardei sementes dessas cenouras, só consumi as folhas. Se for pelas sementes, seria legal evitar as de supermercado que podem ser híbridas e não manteria a mesma qualidade. Mas supondo de uma não híbrida, após passar para a terra, leva vários meses até florescer. Como é uma planta bienal, ela demora 2 anos para gerar sementes, desde que foi semeada. Como já está se usando a partir de uma cenoura madura, o tempo cai pela metade. Então levaria meses para começar a florescer (em que tende a ocorrer em temperaturas mais amenas) para gerar as sementes e depois de várias semanas as flores começam a secar e estaria no momento de colher as sementes. É um pouco demorado, então é bom quando se tem algum cantinho pra “esquecer” delas nesse meio tempo.
      Sabe que eu não tenho muito sucesso ao plantar cenouras? Elas germinam, mas não se desenvolvem bem. Ainda estou aprendendo a cultivá-las, já que cada caso é um caso, não existe uma regra fixa para o sucesso… vamos sofrer para aprender! :p Se as suas nem germinam, pode tentar uma técnica que algumas pessoas fazem que é colocar em um potinho com água ou numa bandeja com papel toalha umedecido e coberto com filme plástico. Se não deixar secar, depois de mais ou menos 1 semana elas começam a brotar e aí pode ser passada para a terra. Já fiz isso por brincadeira e deu certo, mas é bem chatinho fazer isso pra maior quantidade, porque as minúsculas sementes se perdem.
      Não sei se consegui te ajudar com algo, mas qualquer coisa dê um grito!
      Obrigada pelo comentário! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*