Plantas companheiras e antagônicas

Depois de falarmos sobre o método de plantação intensiva que é o Square Foot Gardening (parte I e parte II), nada mais propício do que termos uma ideia de plantas companheiras e antagônicas que podem ser plantadas para uma melhor produtividade da sua horta.

As plantas companheiras podem ajudar umas as outras de diversas maneiras, seja na melhor ocupação do solo, na utilização mais eficaz da água ou luz e de nutrientes. E também pelo processo de alelopatia, que é a capacidade das plantas de produzirem substâncias químicas liberadas ao seu redor (pela chuva, sereno, raiz ou decomposição) que influenciam, favoravelmente ou não, o seu desenvolvimento e o de outras.

Além de plantas companheiras poderem aumentar a produtividade do seu jardim, há quem defenda que algumas combinações podem aumentar o sabor de plantas específicas.

Tabelas de plantas companheiras e antagônicas não faltam pela internet. E se você olhar com atenção, verá que nem todas as informações são coincidentes. Essas informações são ideais para você utilizá-las como base, não como bíblia. A combinação entre plantas pode variar de acordo com a sua localização geográfica, o clima de sua região, as condições de sua horta, entre outros. E regra de ouro é: tente você mesmo! Faça registros para melhor perceber as interações.

E outra dica super importante: intercale plantas. Diversidade no seu jardim é benéfico.

Abaixo você pode acessar uma tabela que fiz utilizando algumas outras de referência.

plantascompanheiras

9 Comentários

  1. Ei!
    Venho acompanhando seu site tem um bom tempo. Muito legal! Sou uma entusiasta das hortas urbanas – embora no momento esteja doida pra arrumar uma casa e plantar adoidado :)

    Apesar de na sua tabela não estar listado, estou testando no momento tomate e coentro plantados juntos. Há alguns trabalhos publicados sobre consorciamento entre os dois, com benefícios para o tomateiro – que se vê com menor incidência de pragas. Por exemplo, aqui: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-05362012000400032&script=sci_arttext E tomate é um trem chato de cuidar :) Volto depois para contar os meus resultados.

    Continue seu trabalho por aqui!
    Grande abraço

    • Rosana Kunst

      9 de dezembro de 2015 at 14:16

      Oi Carla! Obrigada pelo ótimo comentário!
      Dei uma olhada no trabalho e realmente o coentro parece ser bom como planta companheira para o tomateiro e couve. Vou arrumar isso na tabela. E, por favor, conta mesmo os resultados, vou adorar saber!
      Sabe que meu melhor tomateiro tem sido um ao lado de um pé de berinjela? Brinco que são tomates cereja-melancia, de tão grandes. Um tempo atrás também não me dava muito bem com tomateiros, mas comecei a colocar em prática essas dicas http://comofazerhorta.com.br/6-dicas-para-ter-sucesso-com-seu-tomateiro/ e melhoraram muito.
      Boa sorte e me mantenha informada!
      Abraços

  2. Que dicas incríveis! Dica valiosa essa do tomate também, hein?

    Vou tentar aqui também. ;*

  3. ercilia silva ribasz

    3 de fevereiro de 2016 at 11:17

    eu quero saber como fas para conbater os caracor uo caramujinho na verdura da orta

    • Arranje um recipiente qualquer. O ideal é reaproveitar um (lata de salsichas, recipiente de vidro ou sei lá que mais; a parte inferior de um pacote de leite cortado com uma faca ou tesoura; etc.; etc. etc.) . Tem é que estar aberto e enterrado até à borda da terra. Deite nesse recipiente alguma cerveja (já quente e/ou sem gás, uma ‘baratucha’, etc.). Mas não encha o recipiente atè à borda. Caracóis, lesmas, etc., adoram cerveja. Morrerão afogados mas felizes, devido à bebedeira!… ;-)
      Quando a cerveja já estiver meio ‘choca’ e/ou a cheirar mal, ou ainda já com adoradores a mais de ‘piscinas’ de ‘bejoca’, tire o recipiente do local e desfaça-se do líquido e da bicharada . Deite mais alguma cerveja e volte a por o recipiente no local.
      Pode pôr mais recipientes espalhados, mas sempre com o topo à superfície da terra; como adoram ‘bejoca’, não resistirão.
      Para confirmar o truque caseiro acima (e encontrará alguns mais), por favor escreva – ou copie e cole – o abaixo na barra de buscas do seu ‘browser’ preferido (por exemplo o google):
      caracóis cerveja
      e/ou
      lesmas cerveja

  4. Olá,

    Estou entrando em contato para anunciar meu novo livro:
    PLANTAS DO BRASIL – ESPÉCIES ORNAMENTAIS Vol.1

    Trata-se de um Guia Detalhado para Identificação e Cultivo de Plantas Ornamentais no Brasil.

    Mais informações acesse:
    http://plantasdobrasil.net/especies-ornamentais-vol1

    Um abraço!
    Att.,
    Daniel Saueressig
    O autor
    Projeto Plantas do Brasil

    000785

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*