Existem diversas plantas de  raízes delicadas e ao mesmo tempo nem sempre podemos plantar no local definitivo por inúmeras razões. As sementeiras realizam muito bem essa tarefa, de ser o berçário das sementes até que elas brotem e estejam grandes o suficiente para irem para o solo. Mas muitas vezes nesse transplante a planta acaba sendo danificada ou simplesmente estressada. Para evitar isso, algumas sementeiras que possam ser plantadas junto com a planta resolve o problema e, muitas vezes, ainda agrega nutrientes a medida que se decompõe.

Casca de Abacate

O que eu mais uso nessa época do ano é a sementeira a partir da casca do abacate. Como minha família tem um abacateiro gigante, todo o dia tenho uma casca novinha a disposição. Elas são bem resistentes nos primeiros dias e, apoiando em um vasinho pequeno, elas ficam bem firmes por vários dias. Na hora de passar para o local definitivo só é bom pegar com cuidado, já que a casca mais ressecada fica bastante quebradiça.

Casca de frutas cítricas

Outra dica bacana é utilizar a casca de frutas cítricos. Mas isso é melhor quando as mudinhas não precisam ser muito grandes, pois não há muito espaço para raízes. Nisso o abacate ganha. E o ponto positivo é que, para a maioria, nem precisa de um suporte, pois, apesar de ser circular, a casca para direitinho em pé.

Funciona também com a casca do maracujá.

Rolo de papel higiênico

E nem só o lixo da cozinha é aproveitado… podemos aproveitar os tubos de papelão do rolo de papel higiênico. Veja na foto acima como dobrar para parar direitinho em pé. Só cuidar para não encharcar demais em cada rega para ele manter a elegância :).