O 6 hábitos de hortelões de sucesso

Existem hábitos que costumam trazer bons frutos para qualquer um que tenha uma horta. Não que somente esses seis pontos sejam os necessários, mas foram os que me chamaram mais atenção ao ler sobre horta e ao vivenciar a minha própria. Eles não estão em ordem de importância, mas ouso dizer que o primeiro considero o mais vital.

1- Ter persistência

Prepare-se: você vai falhar. E quer saber? Provavelmente é quando mais vai aprender. Falei sobre isso nesse post aqui e a ideia é que você não desanime com as primeiras (e segundas e terceiras…) falhas ou acidentes.

2- Faça seu próprio composto

Imagem Mike Berg

Imagem Mike Berg

Ao fazer a sua composteira, você pode transformar a maior parte dos seus restos de cozinha, grama cortada, folhas caídas, papelão, entre outros, em um nutritivo substrato. É a transformação do lixo, que seria enviado a aterros, em um composto orgânico eficiente. A forma que eu faço composto pode fugir um pouco das regras clássicas que pululam na internet, pois é ridiculamente fácil e funciona que é uma maravilha. Acho que uma hora dessas convém eu fazer um post sobre isso né?

3- Use composto

Mais divertido do que fazer o próprio composto é utilizá-lo na sua própria horta e ver os resultados. Espalhe composto ao redor das plantas, misture um pouco com a terra para os micronutrientes sejam liberados aos poucos, utilize para ajudar a restaurar a vida ao solo que esteja exaurido após anos de mau uso, espalhe sobre o gramado na primavera e outono para estimular as raízes, dilua com água, passe por uma peneira e a utilize para regar as plantas, etc.

4- Utilize cobertura de solo (mulch)

Já falei sobre cobertura de solo, mas é sempre bom lembrar. A cobertura pode ser feita com palha, maravalha, aparas de gramas, feno, casca de coco picada, casca de cacau picada, papelão etc. Ela cria uma espécie de barreira protetora que controla a temperatura, conserva umidade, protege os frutos em contato com o solo (como morango e abóbora por exemplo).

5- Alimente o solo, não a planta

Esse ponto está interligado com o segundo e terceiro ponto dessa lista. A saúde da planta depende da saúde das suas raízes que, por sua vez, dependem dos nutrientes do solo. Um solo rico em matéria orgânica, normalmente é rico em nutrientes. Use e abuse do seu composto.

6- Esteja presente

Quanto mais você estiver presente em sua horta, maiores chances de sucesso. Sei que, na vida moderna, tempo é o que parece ser mais escasso. Mas se considerarmos que esse momento é um momento terapêutico, podemos separar algumas horas por semana não? Preste atenção em suas plantas, conheça-as, tutore-as, pode-as quando necessário, perceba os insetos visitantes, perceba a umidade do solo. Você aprende muito com isso.

5 Comentários

  1. Obrigado pelas valiosas dicas

  2. Que legal, estou amando o site! <3

  3. Rosana! Tenho um composto no meu jardim, desses vem simples. Só que ele está infestado de cupins!! Vc sabe o que pode ter acontecido e como corrigir o problema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*