Existe uma vasta gama de materiais para auxiliar a plantar. Nem todos são necessários e a maioria é substituível caso não os possua.

Os materiais que não posso viver sem, chamo de úteis. Os outros, obviamente, com carinho os chamo de fúteis. Isso também pode depender do tamanho e estilo de sua horta.

Dicas de horta – Materiais Úteis

Pá pequena e colheres

Dicas-de-horta-pa-colheresUm tipo de pá já dá conta do recado.

Mas além disso, gosto de pegar uma ou duas colheres velhas da cozinha (lembre-se de deixá-la somente para a horta), para facilitar no plantio de sementes ou na hora de transplantar mudinhas. Ajudam bastante.

 

Enxada (para hortas de chão)

enxadaObviamente, somente para quem tem pátio. Ultra necessário para hortas de chão, quando se tem muita grama e inço pela frente ou para dar aquela afofada no solo.

Tesouras

Dicas-de-horta-tesouras

Dependendo do tamanho da horta, uma simples tesoura pode ser suficiente. A tesoura simples é muito útil para fazer mudinhas por estaquia de alguns temperos, como manjericão e orégano. Já para podar galhos o ideal são as tesouras próprias para poda.

Fita Crepe e caneta e/ou plaquinhas de identificação

Dicas-de-horta-etiquetas

Eu utilizo muito a fita crepe pois acho mais simples do que inúmeras plaquinhas. Anoto o nome e a data do plantio ou semeadura. Quando a planta está grande o suficiente para ir para o chão, pode ser interessante fazer o uso de plaquinhas, mas, sinceramente, não vejo grandes vantagens, já que se consegue identificar a maioria das plantas depois de maiores.

Barbante, estaquinhas ou cabos velhos de vassoura

Dicas-de-horta-estacas

Esse material é útil para algumas plantas que precisam de certo suporte ou a serem guiadas (no caso de trepadeiras). Na ausência de barbante, pode-se utilizar lã, tiras de sacola plástica, tiras de tecido.

Balde plástico

dicas-de-horta-baldes

Balde e sua versatilidade eterna. Útil para inúmeras coisas, seja para transplante de mudas, misturar terra, captar água da chuva, fazer compostagem ou até plantar dentro de algum balde já aposentado.

Pulverizadores, borrifadores

pulverizadoresPara pequenas hortas, borrifadores (embalagens spray) são suficientes. Gosto de ter pelo menos duas em que uma será somente para água (importante para regar sementeiras e pequenas mudas) e outro para borrifar alguma mistura natural controladora de pragas. Para hortas maiores, um bom pulverizador é muito mais eficiente.

Vasos e assemelhados

vasos-e-potes

Mesmo que você tenha espaço para horta no chão, é importante ter alguns vasinhos para plantar a partir de sementes ou de pequenas mudas. E para isso, tem-se inúmeras alternativas, pode-se usar embalagens tetrapak, garrafas Pet, potes plásticos variados, copinhos de plásticos reutilizados. Evite comprar quando você tem acesso a esses itens.

Composto orgânico

Um bom composto orgânico é de grande importância para a saúde da sua horta, especialmente ao fazer mudinhas em sementeiras. Mesmo para plantar direto no chão, o composto orgânico pode ser útil ao misturar com a terra já existente, para agregar maior qualidade.

Dicas de horta – Materiais “Fúteis”

Tira inço

Para hortas de chão é de grande ajuda para remover aqueles inços de raizes mais longas e difíceis. Na ausência, uma faca ou uma pá estreita já resolve.

Luvas

Tenho relação de amor e ódio com luvas de jardinagem. Eu gosto de sentir a terra diretamente nas mãos… sua consistência, umidade. Mas, especialmente quando se tem uma hortinha um pouco maior, as luvas ajudam a evitar aquela mão encardida e áspera que estimula a antipatia (já evitei apertos de mão por estar com a mão virada em lixa). Seja para mexer em plantas que possam machucar, carregar pedras e pedriscos, capinar… as luvas aumentam a proteção de suas mãos (e o suor também, mas não vem ao caso).

Regador

O regador só é “fútil” quando temos algum outro recipiente para fazer este papel. Seja uma garrafa pet ou uma mangueira para quem tem pátio.

Pá de corte (para hortas de chão)

Uma boa pá de corte facilita muito a fazer buracos para enterrar restos orgânicos (em outro post falarei sobre isso), por exemplo, como também para transplantar plantas de um lugar ao outro, onde se pode “recortar” uma boa área ao redor da planta, protegendo bem a raiz.

Facas

Facas de diversos tamanhos podem ser úteis para retirar inços, cortar algumas plantas para fazer muda (capim limão e citronela, por exemplo).


 

E aí, você utiliza todos esses itens? Sugere algum que não esteja aqui? Deixe seu comentário logo mais abaixo e assine nossa newsletter para acompanhar as novidades! ;)