Flores comestíveis – saiba quais você pode comer

Nos últimos anos as flores estão ganhando mais fama na cozinha para além daquele clássico enfeite de mesa. São tantas flores que podem não só ser consumidas como seriam uma excelente adição à dieta, já que muitas são ricas em nutrientes além de saborosas.

Antes da listagem, avisos importantes:

– Assim como belas e saborosas as flores também podem ser um risco para a saúde. Só consuma quando tiver certeza do tipo de flor que é.

– Verifique a procedência dessas flores. Não as coma se comprar/ganhar algum arranjo de uma floricultura, por exemplo. É praticamente certo que elas tiveram aplicações de produtos químicos não indicados para ingestão. Evite também colher de parques ou canteiros públicos em que podem ter adicionado inseticidas e fungicidas além de estarem expostas a poluição.

– Se você é suscetível a alergias, adicione as flores com cuidado a sua dieta.

– Para armazená-las por mais tempo, enrole-as de forma solta em um papel toalha umedecido dentro de um pote fechado na geladeira. Podem ser guardadas por até 10 dias.

Veja uma lista de algumas flores comestíveis

Rosa. Romântica e aromática, as pétalas de uma rosa recém aberta é excelente para se fazer chás, infusões, sucos, geléias, usar crua na salada entre diversas outras coisas que sua imaginação permitir. Eu uso com frequência na salada e adoro a delicadeza do sabor.

Fonte: arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Capuchinha (Tropaeolum majus). Essa é velha conhecida dos devoradores de flores e a grande vantagem que quando ela gosta do ambiente, se espalha como mato. Comida fácil garantida! Não só suas flores como suas folhas e frutos também podem ser consumidas, seja como picles de seus frutos ou patês de suas folhas. Para mim, o sabor das flores lembra agrião, levemente picante e acho uma adição fantástica para uma salada.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

–  Gardênia (Gardenia jasminoides). Essa eu acho difícil de levar pra panela porque eu quero ficar só cheirando. Também conhecida como jasmim-do-cabo. É extremamente aromática e pode-se fazer geléias deliciosas, sorvetes, chás ou cristalizar as pétalas.

 

Flor de bananeira.  A bananeira pode ser muito mais útil do que nós brasileiros costumamos pensar. Além dos deliciosos e comuns frutos, o coração também é comestível e podemos fazer um delicioso refogado de suas flores (muito consumido em países asiáticos, como a Tailândia, onde tive o prazer de provar pela primeira vez).

Lírio-amarelo (Hemerocallis x hybrida Bergmans). Planta comumente usada como ornamental suas flores podem ser utilizadas tanto cruas em saladas como após algum cozimento. Podem ser refogadas, salteadas e empanadas.

Lírio-do-brejo (Hedychium coronarium): Cresce espontaneamente em locais úmidos em quase todas as regiões do Brasil. As brancas flores frescas podem ser usadas em saladas, mousses, geléias e chás.

Camélia (Camellia japonica). As flores e folhas pode ser usadas após algum cozimento. Utilizada em geléias, doces, mousses e chás.

Hibiscus. Diversas variedades de hibiscus tem flores comestíveis. Famoso pelo chá, também pode-se consumir em saladas.

Ora-pro-nobis. Ainda não muito popular, essa planta possui folhas ricas em proteínas e suas flores jovens podem ser usadas em saladas e salteadas.

Begônia. Tanto a begônia vermelha (Begonia x hybrida), quanto a begoninha de jardim (Begonia semperflorens) tem flores comestíveis, que podem ser consumidas como geléias, saladas e mousses.

Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana). Cresci brincando com essa flor, se eu soubesse que era comestível na minha infância, teria sido mais divertido! Ela também é conhecida por beijo-turco e se desenvolve facilmente em áreas de meia-sombra. Suas flores podem ser consumidas cruas ou cozidas, normalmente como geléias, saladas e mousses.

Jasmim-manga (Plumeria rubra). Uma árvore com flores extremamente aromáticas que podem ser utilizadas como geléias, refogadas ou cristalizadas.

Dente de leão (Taraxacum officinalis). Olha aí mais um “inço” indo pra panela. Essa planta é considerada daninha porque cresce facilmente de forma espontânea. Come-se a planta inteira e suas flores podem ser empanadas e também para fazer geléia.

Amor-perfeito (Viola x wittrockiana Gams). Muito famosa para fins ornamentais essa delicada flor é comestível junto com suas folhas. Pode-se fazer refogados, geléias, saladas, pães.

Ipê-branco (Tabebuia roseoalba). Árvore muito conhecida no paisagismo brasileiro, suas flores podem ser consumidas cruas ou cozidas, como saladas, refogadas e empanadas.

Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotichus). Também muito conhecida, suas flores podem ser consumidas da mesma forma das do Ipê-branco.

– Dália (Dahlia pinnata). As pétalas da dália podem ser consumidas como saladas ou geléias.

Essa lista não acaba mais. Tem muitas outras que poderiam ser mencionadas, mas vou parar por aqui porque escrever sobre comida me deixa querendo correr pra cozinha.

Ah, e sem contar as flores de outras plantas comestíveis como flores de rúcula, manjericão, abóbora, rabanete que podem ser transformadas em deliciosos pratos ou temperos.

Você come alguma delas? Compartilha conosco qual a sua preferida e como as come. :)

3 Comentários

  1. Olá
    Maravilhosa a matéria.
    Você poderia publicar as receitas e o modo de usar algumas destas flores?
    Obrigada.

  2. Apenas o Lírio-do-brejo branco é comestível? E as outras cores? Em especial estou procurando informações sobre o amarelo (Hedychium gardnerianum).

  3. Tenho o hibisco rosa … Ele é comestível?. .. Quero fazer cha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*