Exemplos inspiradores – Sambalina Sementes Orgânicas

Buscando sobre sementes orgânicas no Brasil, encontrei o Sambalina Sementes que, por um acaso, não fica muito distante de onde estou morando. Não hesitei e já entrei em contato com eles para marcar uma visita. Em uma sexta-feira, passei a maior parte da tarde no sítio Sambalina, em Nova Petrópolis – RS.

sambalina-sementes-organicas

Os donos são Verônica e Gyps, um casal que morava em Berlim com um trabalho estável bem sucedido.

sambalina-sementes-organicas-gyps-veronica-rosana

Gyps, Verônica e eu

Verônica, brasileira de nascença, tinha o sonho de morar novamente no Brasil. Convidou o marido para largar tudo em Berlim para vir fazer este “teste” de morar aqui e, pelo visto, o teste deu certo. Há 7 anos que são donos de uma linda e produtiva propriedade. E cheia de vida além das plantas. Com diversos gatos, cachorros e galinhas (sem contar os visitantes eventuais da mata ao redor), todos protegidos e amados. Verônica é vegetariana e os cuida com muita responsabilidade, nos contando a história de cada serzinho que divide com eles o dia a dia.

sambalina-sementes-organicas-gato-2

Desde 2011 eles são produtores certificados de sementes orgânicas e crioulas. Além de venderem na feira da cidade, eles vendem suas sementes online, confira: www.sambalinasementes.com.br.

Aqui no Brasil, obter sementes orgânicas não é uma tarefa muito fácil. Diversas empresas estão sendo divulgadas como se vendessem sementes orgânicas, mas entrei em contato com algumas e caiu por terra a esperança. Já a Sambalina Sementes, é outra história. Além de serem certificados pela Ecovida, qualquer um que os visita verá que o fazem por amor, com consciência.

Lembra dos fertilizantes líquidos para plantas que mencionei em outro post? Eles utilizam o de Urtiga! Por espaço não ser um problema para eles, tem urtiga em abundância. E, claro, tive que testar uma coisa que eu fazia na infância, que é trancar a respiração para mexer com urtiga sem sentir dor. Meu mundo caiu… todo meu empirismo foi por água abaixo e fiquei com dor nos dedos por um dia inteiro. Mas para a Verônica funciona, então tive esperanças de que eu que desaprendi a trancar a respiração. Vivendo e desaprendendo (ops, algo errado).

Enfim, todo o sítio é gostoso de se caminhar, ver a natureza agindo sozinha em algumas partes, em outras percebe-se o trabalho humano gerando mais e mais frutos.

Árvore de urucum com toda a sua beleza:

Outras fotos do sítio:

Então, quem estiver buscando sementes orgânicas confiáveis e/ou quer agendar uma visita para ver com seus próprios olhos, recomendo! Entre em contato com eles em www.sambalinasementes.com.br/?pagina=contato.

2 Comentários

  1. Muito bom Rosana, estou fazendo um trabalho de faculdade que envolve a compra sementes orgânicas, agradeço fortemente pela contribuição. Vi seu outro post sobre vendedores orgânicos, parabéns pelo ótimo trabalho.

  2. Achei a proposta e toda a filosofia do Sambalina Sementes muito boa. Tenho interesse nas sementes.
    Entretanto os emails não são respondidos e parece que eles não tem telefone publicado em lugar nenhum ….

    Eles existem ainda? Alguma sugestão de como fazer contato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*