Dicas do que plantar na sombra

O sol é um dos melhores amigos de boas colheitas. Mas mesmo com sua escassez é possível cultivar diversas plantas com sucesso.

Aqui em casa, em um pedaço do terreno bate pouquíssimo sol e o que melhor se desenvolveu nessas áreas foram hortelã (muita) e orégano. Já tentei algumas outras coisas que não tive tanto sucesso, especialmente por ser uma área úmida. Umidade demais e pouco sol não é pra qualquer um, mas pelo menos tenho companhia de um sapo cururu passeando pela horta.

Existem diversas plantas que se dão bem com pouco sol direto. Separei somente algumas dicas que eu já testei e tive sucesso.

O que plantar na sombra?

Hortelã e menta

menta

Normalmente se adaptam bem seja sob sol, sombra parcial ou mesmo onde nunca bate sol diretamente. É importante ter bastante claridade, mas não precisa estar direto sob o sol. A planta de hortelã tende a se espalhar e crescer em direção ao sol.

oreganoOrégano

Quanto mais luz o orégano receber, mais intenso será o sabor das folhas (pelo menos em teoria). Algumas horas por dia de sol seria o ideal, mas ele pode se desenvolver bem com poucas horas. O orégano que tenho em casa tem no máximo 1 hora por dia de sol direto e está lindo, saboroso e produtivo.

Cebolinha

cebolinha

Embora a cebolinha aprecie muito o sol, ela tolera sombras a maior parte do tempo, especialmente em climas mais quentes. Se você é do sul, evite manter a cebolinha na sombra no inverno, pois o crescimento será quase imperceptível. Desde o outono tenho um pouco de cebolinha plantada na zona sombreada do meu pátio e é gritante a diferença no crescimento entre ela e outras que pegam uma tarde inteira de sol.

Salsa

salsa

Também é bem tolerante a sombras parciais. Em regiões de clima muito quente, o ideal é cultivar em locais sem a exposição direta do sol nas horas mais quentes do dia, mas que seja bem iluminado.

coentroCoentro

O coentro pode florecer muito rapidamente se estiver exposto completamente ao sol. Por isso é importante ter uma sombra parcial para prolongar a vida útil da planta, se o seu desejo for o de consumir as folhas.

3 Comentários

  1. Adorei as dicas. Estava louca para iniciar minha horta, mas como só tinha área de sombra na minha casa achei que não daria certo.

  2. Quero plantar temperos a sombra e em vasos com telhado de vidro. O que posso plantar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*