Conhecendo melhor as pragas do seu jardim: os Caracóis

Veja o vídeo abaixo em que falo um pouco mais dos caracóis, um dos vorazes comedores de plantas.

Transcrição do vídeo

Caracol é um molusco, da mesma classe das lesmas: gastrópodes. 

Eles são hermafroditas, mas não fazem tudo sozinho. Cada caracol possui um órgão sexual feminino e outro masculino, mas precisa de um parceiro para procriar.

Se reproduzem em média 4 vezes ao ano e, em cada vez, depositam de 100 a 300 ovos.

Eles se orientam pelos seus tentáculos. Os menores estão relacionados ao odor e os maiores tem um olho na ponta mas não enxergam muito bem. E, mesmo assim, sempre vão se orientar na direção do seu melhor pé de couve. 

E como combater caracóis e lesmas?

Se você tiver somente um que outro pelo jardim, provavelmente não é nada tão problemático em dividir suas plantas com eles, concorda? Mas é fácil ficar fora de controle e você precisar lutar pela suas comidas!

Dentre as alternativas de controle, a única menos cruel que conheço seria fazer uma catação manual das lesmas e caracóis (sair com lanterna a noite, vasculhando seu jardim) e largá-los em um outro ambiente. Mas isso pode gerar um desequilíbrio nesse novo local.

Existem algumas barreiras que podem ser criadas para diminuir o ataque em determinadas plantas mas, novamente, isso não resolve o problema da reprodução descontrolada no seu local. Odeio assumir isso, mas acho que a forma mais eficiente para hortas pequenas e médias, é a catação manual e a rápida eliminação (por exemplo, esmagá-los rapidamente e com força com uma pedra). Me sinto desconfortável com isso, mas cheguei nessa conduta quando não sobrava nada de algumas plantas e eu tinha que acabar comprando no mercado (e lá sim, devem matar tudo pela frente).

Quem não tem uma população gigantesca de lesmas e caracóis, uma das barreiras físicas que considero mais eficiente é alguma utilizando cobre. Uma tira ou fios de cobre enrolados em algum tubo (cano de PVC cortado, garrafa PET de 2 litros cortada nas duas pontas, etc) e colocado sobre a planta, tente a ajudar.

2 Comentários

  1. Testei recentemente com sucesso cerveja. Coloque potes ( a noite) com cerveja no meio das plantas com infestações de caramujos, lesmas e afins. Aguarde o resultado. Muitas mortas, afogadas na cerveja. A cerveja pode atrair essas pragas devoradoras num raio de um metro. Boa caçada.

    • Rosana Kunst

      23 de março de 2016 at 11:08

      Oi Fábio! Pois é, já testei com cerveja e funcionou também. Elas adoram uma cervejinha e nem precisa ser gelada! :p Ótima dica, obrigada!
      Apesar de que eu acho difícil lidar com essa angústia que me dá ao matá-las, especialmente afogadas, que a morte não deve ser muito rápida. E sei que, na maioria das vezes, ou são elas ou nossas plantas, porque são devastadoras!
      Obrigada por ter comentado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*