Além de fazer o seu espaço render o máximo possível com plantas comestíveis, que tal pensar em otimizá-lo para aproveitar o seu aroma? Veja algumas plantas que você pode ter ao seu redor para criar um delicioso jardim perfumado, dependo da área disponível, e muitas vezes aproveitar na cozinha:

Pátio médio a grande

Esse cenário é o paraíso, porque você pode esbanjar de árvores e arbustos, que são as mais eficientes para aromatizar o jardim. Árvores cítricas, como laranjeiras, limoeiros e bergamoteiras florescem no começo da primavera e exalam um forte e saboroso aroma. Jasmim manga (Plumeria rubra) é uma árvore muito utilizada para fins ornamentais, com flores brancas ou rosas com amarelo que, além de cheirosas, são comestíveis. E outros tipos de jasmim são ótimos para pátios grandes, como a árvore jasmim-laranja (Murraya paniculata), com frutos e flores comestíveis também  jasmim Italiano (Jasminum grandiflorum), que necessita de uma área razoável para um bom desenvolvimento e a Dama da Noite (Cestrum nocturnum), apesar de ser um arbusto não muito grande, é recomendada ser plantada em grandes áreas devido ao seu aroma muito intenso, especialmente durante a noite. Tanto o jasmim italiano e a dama da noite não são comestíveis, apesar de existir quem utilize o primeiro como decoração de pratos.

Pátio pequeno

Manacá de cheiro (ou manacá de jardim, Brunfelsia uniflora) é um arbusto, que também pode ser plantado em vasos e não ocupa muito espaço se podado. Quando não podado, parece uma pequena árvore, podendo atingir até 3 metros de altura. As flores, além de colorirem o ambiente, exalam um perfume forte, sendo, inclusive, não recomendado para pessoas muito sensíveis. Diversos tipos de jasmim são perfeitos para serem plantados em pequenos pátios como o jasmim imperador, de aroma suave, Madressilva e o jasmim bogari. Além disso, alecrim plantado em uma área ensolarada no chão fica um arbusto robusto em que, na menor das chuvas, invade a casa com o delicioso aroma.

Varanda, sacada ou uma simples janela

Você pode cultivar em vasos médios gardênias (Gardenia jasminoides), com suas grandes flores brancas e deliciosamente perfumadas, além de render uma saborosa geléia das flores. Alisso (Lobularia maritima), também conhecido como flor de mel é uma pequena planta que apresenta delicadas flores brancas com um perfume que lembra mel. Diversos jasmins e lírios  você também pode cultivar em vasos. E, obviamente, você pode usar e abusar de ervas aromáticas plantadas em vaso, como manjericão, e alecrim, que em uma simples agitada já aromatiza o ambiente e pode te salvar na cozinha ;).