Ter um solo fértil, deveria ser a prioridade de qualquer um que deseja ter uma boa colheita. E, em se tratando de uma horta orgânica, nada melhor do que um composto orgânico caseiro. Um bom composto contém uma variação ideal de nutrientes em que a planta vai utilizando a medida que vai se desenvolvendo. E, eventualmente, podemos dar uma mãozinha para a horta, com bons fertilizantes para plantas, que podem ser feitos em casa.

As plantas necessitam de três elementos básicos para um bom desenvolvimento:

Nitrogênio (o elemento ter o símbolo N, de Nitrogen), essencial para o crescimento de folhas verdes.

Fósforo (o elemento ter o símbolo P, de Phosphorus), essencial para o crescimento saudável das raízes da planta.

Potássio (o elemento ter o símbolo K, de Kalium, antigo nome em latim), essencial para floração, frutificação e robustez da planta em geral.

Essa combinação é o famoso adubo NPK que pode ser comprado já pronto, tanto da forma orgânica e não orgânica. Existem diversas proporções dos elementos, dependendo do motivo e do tipo de planta que você possui.

Há diversos tipos de fertilizantes para plantas que você pode fazer em casa para aumentar o nível de determinados elementos no seu solo.

Alguns exemplos eficientes de fertilizantes para plantas:

Urtiga

Chá de urtiga tem elevados índices de nitrogênio. Utilizando luvas (acredite, tocar sem luvas dói de verdade), macere algumas folhas e adicione água (se possível água da chuva). Deixe em infusão por algumas horas e pode-se aplicar diretamente nas plantas. Ou, para aumentar a eficiência, deixe a mistura virar um chorume, ou seja, que as folhas apodreçam nessa mistura após alguns dias. Mas tenha em mente que dessa forma o aroma de urtiga apodrecendo é bastante desagradável.

Confrei

Solução líquida de confrei é um excelente fertilizante orgânico que contém elevados índices de todos os nutrientes necessários para o bom crescimento das plantas. Com luvas, esmague algumas folhas em um recipiente grande (use, por exemplo, um tijolo e esmague contra o fundo do recipiente. Tente usar um recipiente com tampa (para não espalhar o odor forte) e deixe lá por algumas semanas. Entre 3 a 5 semanas já devem estar começando a liberar um líquido concentrado, resultado do apodrecimento das folhas. Esse líquido pode ser diluído em água (15 de água para 1 de confrei) e aplicado na terra, evitando encostar nas folhas para não queimá-las.

Humus

Fertilizantes para plantas, esse é o mais fácil de fazer. Além de ser misturado a terra, pode-se fazer uma solução líquida de humus para irrigar as plantas. Basta misturar com água e deixar por 3 dias, para que os nutrientes do humus passe para a água. Nesse período de espera, agite a mistura uma vez ao dia e, após isso, basta coar a mistura para então irrigar suas plantas. E, se souber quais elementos necessita em maior quantidade, você mesmo pode incrementar o seu composto. Seja misturando previamente aparas de grama para dar uma incrementada nos níveis de nitrogênio e potássio ou misturando cinzas de madeira aumentando os níveis de potássio.

E você utiliza algum outros fertilizantes para plantas? Compartilhe nos comentários abaixo!