A cobertura de solo ou jardim (mulch, em inglês) é utilizada por diversas razões, como manter a umidade e a temperatura, diminuir crescimento de ervas daninhas, proteger raízes de temperaturas extremas, ajudar a controlar a erosão do solo e até somente com fins estéticos.

A ideia é cobrir toda a área não plantada, deixando de fora somente alguns centímetros ao redor de cada planta. Os materiais são os mais diversos possíveis. Alguns exemplos: palha, aparas de grama, folhas, cascalhos, jornal, papelão, aparas de madeira e serragem, lascas de casca de coco, casca de cacau, etc.

Eu particularmente utilizo apara de grama como cobertura de solo, pois é o que tenho em maior quantidade e de graça :). Só preciso cuidar para não fazer uma camada grossa demais para não criar um ambiente que não tenha oxigenação.
A grama, assim como quando se utiliza folhas, vai se decompondo e adicionando matéria orgânica no solo. Até chegar a um ponto de estar incorporada ao solo (mas aí já está na hora de cortar novamente a grama e refazer a cobertura).

Imagem: arquivo pessoal

Imagem: arquivo pessoal

Eventualmente utilizo maravalha, que são lascas de madeira, maior que a serragem. Tanto maravalha quanto a serragem pode se conseguir de graça pedindo em madeireiras, já que é um resíduo para eles. Utilizava mais no passado, mas talvez por épocas de alta umidade, não senti que as plantas tiveram um bom desempenho. Os benefícios maiores da maravalha ao meu ver seriam em adicioná-la à composteira e nos “caminhos” por entre as plantas, onde você pisará.

Essa prática não é voltada somente a hortas de chão. Quem planta em vaso também pode se beneficiar. E como a área é menor ainda pode se dar ao luxo de escolher as coberturas mais bonitas sem pesar tanto no bolso.

Fonte: http://terracemulch.com/products/cocoa-shell-potting-mulch

Imagem: http://terracemulch.com

Algumas variações de cobertura de solo

Tomateiros com cobertura de feno:

cobertura de solo

Fonte: http://www.frugalupstate.com/garden/mulching-your-garden-part-1-why-mulch-your-garden/

Outros tomateiros, mas dessa vez com cobertura de palha:

Fonte: http://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/sheet-mulching-in-gardens.htm

Fonte: http://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/sheet-mulching-in-gardens.htm

Flores com cobertura de casca de cacau picada:

E essa linda horta

Cobertura de Solo

Fonte: http://www.davisenterprise.com/features/nearly-weedless-gardening-is-possible/

Então, em geral a cobertura traz benefícios e cabe a cada um decidir o tipo de cobertura, seja por questões climáticas, financeiras ou estética. Já adianto que cobertura de grama, folhas, jornal e papelão costumam não ser as mais bonitas, mas são as mais baratas! Ponto pra eles.

E você, utiliza alguma cobertura de solo? Deixe sua opinião nos comentários!