Calda de fumo – Eficiente até demais

A calda de fumo é utilizada como pesticida por conta de sua nicotina, presente nas folhas do tabaco. É muito popular pela sua eficiência e acaba sendo utilizada mesmo no cultivo orgânico. Alguns países já proibiram o uso de pesticidas contendo nicotina em cultivos orgânicos, pois apresentam diversos inconvenientes que acabam sendo superiores aos benefícios. Vamos ver quais são eles?

Inconvenientes de utilizar fumo na horta orgânica

Eficiente Pesticida, até demais

O poder pesticida da aplicação do fumo é alto, porém ele afeta diversos insetos benéficos também. Além disso, existem alguns estudos (em inglês) propondo que, ao invés de repelir, plantas tratadas com  algum pesticida que contenha nicotina atraem mais as abelhas. Essa nicotina faria com que elas se alimentassem menos, reproduzissem menos e se desenvolvessem mais lentamente. Nada bom em se tratando de um dos principais polinizadores, não acha?

Fumo não orgânico

Se você só tem acesso ao fumo comprado, a chance dele não ser orgânico é grande. E fazer uma calda de uma planta que foi tratada com diversos agrotóxicos, não parece ser a melhor alternativa para aplicar em suas plantas tão cuidadosamente cultivadas, em um cultivo orgânico.

Fumo e a Saúde

A nicotina é extremamente tóxica e, de acordo com estudos (em inglês), ela é mais tóxica quando em contato com a pele do que quando ingerida. Alguns dos sintomas da nicotina no organismo: dor de cabeça, distúrbios do sono, tonturas, irritabilidade, aumento da tendência de coagulação do sangue, arritmias, dor nas juntas e etc. A lista é longa!

Aspectos sociais

Novamente, se você tem acesso ao fumo comprado, provavelmente será de alguma lavoura não orgânica (apesar do cultivo orgânico do tabaco estar aumentando). Esse cultivo é altamente prejudicial aos agricultores, pois além da possibilidade de intoxicação com a nicotina ao manejar as folhas, lida-se com muitos agrotóxicos. Basta uma pesquisa no Google com fumo e agrotóxico para ver a infinidade de links sobre isso. E há pesquisas que relatam o desconforto que é para agricultores trabalhar com fumo, com excessivas jornadas de trabalho, poucos equipamentos de proteção. Fontes não faltam, como por exemplo no G1,  Agência FiocruzZero Hora.

Bom, esses são os pontos negativos que me ocorreram e que são suficientemente grandes para que eu evite utilizar em minha horta. Se você cuida da saúde de seu solo e de suas plantas, a chance de sequer precisar de algum pesticida já cai bastante. Mas caso precise, busque por soluções alternativas mais saudáveis, como óleo de neem, calda de alho, sabão, pimenta, etc.

1 Comentário

  1. Oi!

    Sabe que compramos a calda de fumo para tentar salvar os tomateiros…Mas não tivemos coragem de usar, pensamos em vários destes tópicos… Na verdade ví que é ainda pior do que eu pensava… Ótimas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*