6 plantas repelentes de mosquitos

Com o verão se aproximando quem vem junto com o calorzinho gostoso nos finais de tarde são os mosquitos para atormentar qualquer bate-papo no jardim de casa. Existem diversas plantas repelentes que ajudam a manter os mosquitos afastados e, a combinação delas, pode ser tudo o que você precisava para uma noite tranquila. Saiba mais sobre 6 plantas repelentes mais comuns contra mosquitos:

1- Citronela

citronelaParente do capim limão, é a planta repelente mais clássica contra mosquitos, utilizada comercialmente para óleos e velas repelentes. É uma planta super perfumada e existem diversas maneiras de utilizá-la. A planta por si só já atua como repelente, mas você pode fazer um chá concentrado para usar na limpeza da casa, ou macerar as folhas esfregando-as direto no corpo ou ainda deixar em álcool por alguns dias e usar como spray.

Eu tenho 2 pés de citronela no meu pátio (um deles é esse ao lado, apesar de que na foto eu estava tentando é capturar a teia de aranha) e, nas tardinhas de verão fica difícil ficar no pátio longe dessas plantas. O que eu faço então é esmagar uma folha e prender no cabelo enquanto estou pelo pátio. Apesar de eu parecer alguém de comportamento suspeito aos olhos dos vizinhos, garanto que funciona.

É fácil de cultivar, mas precisa de várias horas de sol para um bom desenvolvimento. Plantar citronela a partir de sementes demanda um certo tempo. Se você não quer esperar tanto assim, encontrar mudinhas em floriculturas e agropecuárias não é difícil.

A citronela, em combinação com a erva dos gatos, é para ser mais eficiente ainda contra mosquitos.

2- Erva dos Gatos (Catnip)

Parece que o que agrada aos gatos assusta os mosquitos. Existe um estudo de 2010 em que pesquisadores concluíram que Catnip é 10 vezes mais eficiente que o DEET (composto químico usado comercialmente para repelentes). É uma planta bem fácil de cultivar e se você tem gatos em casa, eles vão adorar. Por isso é importante não plantá-la perto de outras plantas que você tenha grande carinho… alguns gatos podem ficar meio agitados e pisotear as plantas ao redor do Catnip.

3- Melissa

Além do chazinho aromático e calmante para tomar antes de dormir, a planta Melissa é absurdamente fácil de cultivar e tolera sombra parcial. Ela pode ser meio invasora, se espalhando pelo local onde foi plantada. Por isso, se você tem pouco espaço, é bom fazer podas regulares ou manter em um vaso.

4- Manjericão

Outra planta que uns amam e outros odeiam.. e por “outros” só posso dizer dos mosquitos. Qual pessoa tem coragem de não gostar de manjericão? (Se alguém souber, não me conte… prefiro acreditar que isso não ocorre). Além de ser excelente para usar na cozinha, ela também age como repelente. Assim como a Melissa, não são super repelente como os dois primeiros, mas pode ajudar um bocado. Dizem que o manjericão limão e o manjericão canela são os melhores para afastar mosquitos.

5- Alecrim

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Sou apaixonada pelo cheiro de alecrim. Dizem que o aroma ajuda a melhorar a memória, então, como já amo o cheirinho, toda vez que posso, dou uma cafungada. E parece que os gatos não são muito fãs de alecrim. Então use e abuse em áreas que você queira que os bichanos e os mosquitos passem longe. Alecrim é fácil de cultivar desde que tenha muito sol e que o solo não seja mantido muito úmido.

6- Lavanda (Alfazema)

Além de embelezar o jardim com suas lindas flores roxas, essa planta é um bom repelente de mosquitos. Pode ser plantada em vaso dentro de casa, desde que perto de uma janela ensolarada.


A dica para uma melhor eficiência é ter essas plantas repelentes perto de janelas e portas, assim a eficiência de impedir a entrada dos mosquitos dentro de casa é maior.

Existem outras plantas que algumas pessoas também sugerem serem repelentes de mosquitos e outros insetos, como gerânio, poejo, alho, hortelã e tagetes (cravo de defunto). Você já testou alguma dessas plantas?

 

 

12 Comentários

  1. Que legal Sana! Eu estava atrás de um repelente para mosquitos em função da minha bebê e adorei a ideia de plantar citronela! Valeu as dicas!

    • Rosana Kunst

      15 de novembro de 2015 at 18:58

      Que bom que gostou! Vou separar uma mudinha de catnip pra ti… ela se dá bem em vaso pequeno (só não dá pra ter gato em casa senão eles destroem de tanto amor pela planta). A de citronela precisa de um vaso grande… mas se isso não for problema, me avisa que também tenho. Beijos!

  2. Cara Rosana, parabéns pelas informações em seu site… gtaria de saber se vc sabe onde e como adquirir mudas e/ou sementes de citronela e catnip… sou gestor de uma empresa situada próximo de um manguezal de pequeno porte mas que tem muitos mosquitos na empresa e nesse surto de dengue/zika/chicugunha, temos que prevenir, não é mesmo? Agradeço-lhe, desde já!

    • Rosana Kunst

      9 de dezembro de 2015 at 14:03

      Olá Waldir! Que bom que as informações foram úteis!
      Muitas vezes mudas de citronela são vendidas em floriculturas e agropecuárias. Sei que o site http://www.ciprest.com.br também vende (só comprei uma muda de árvore cítrica deles e chegou direitinho pelos correios no RS). Pode-se plantar de sementes, mas demora tanto para ficar num bom tamanho que acho ideal conseguir uma muda mais desenvolvida.
      Já catnip se desenvolve mais rápido e por sementes é tranquilo. As que uso importei do site rareseeds.com, mas parece que a empresa Feltrin também comercializa. Só cuide, se tiver gatos ao redor, aconselho a por no chão somente com a planta maiorzinha… os meus gatos destruiram uma muda média que passei pro chão, de tanto rolarem em cima (pelo menos ficaram perfumados e viraram repelentes ambulantes).
      Abraços e boa sorte!

  3. Excelente texto. Vou plantar. Obrigada.

  4. Oi Rosana. Tenho um sitio em Pedro de Toledo (SP) que tem muito mosquito tipo borrachudo. Plantei um pé de citronela perto da casa mas não deu muito certo, continuo sendo picada pelos mosquitos.
    O que mais posso fazer?
    Plantar mais pés?
    Help! !!

    • Rosana Kunst

      26 de fevereiro de 2016 at 14:51

      Oi Monica! Não sei se a citronela seria eficiente para borrachudos também… mas de qualquer forma, a melhor eficiência da planta é quando ela é usada em chás, infusões, esmagada e coisas do tipo. Ela por si só, paradinha, não é tão eficiente. Eu gosto de fazer de duas formas e minha casa fica livre de mosquitos. A que mais gosto e ferver por alguns minutinhos a citronela picada em uma panela com água, de tampa fechada. Levo a panela para o ambiente que quero “dedetizar” e deixo destampada. Além de dar um gostoso aroma, todos os mosquitos fogem! Outra forma que faço é colocar num vidro citronela cortada com água e álcool e deixo em um local escuro por uns 10 dias. Aí o líquido borrifo como repelente direto na pele. Para mosquitos comuns isso funciona muito bem pra mim. Espero ter te ajudado um pouquinho.

  5. Amei as suas informações, muito úteis e aromáticas kkkk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*