6 dicas para ter sucesso com seu tomateiro

Cultivar tomates pode ser uma tarefa facílima para alguns e o oposto para outros. Teve alguns anos que eu só conseguia uma boa colheita quando eu desprezava (no sentido de desdém) os pés. Se dava muita atenção, acho que ficavam muito cheios de si e murchavam. Sério, isso ocorreu, mas hoje acho que não foi pelo meu tratamento sentimental. Aprendi algumas dicas para não errar com o tomateiro. As 3 últimas são as minhas preferidas! Confira:

1. Dê um apoio

Sempre é bom dar algum suporte para o tomateiro, seja amarrado em uma estaca ou com uma gaiola especial. Caso amarre, tenha cuidado para não machucar a planta amarrando muito forte. Nesse caso é bom utilizar uma tira de pano para fazer a amarração e dependendo do tamanho da planta, amarrar em mais de um local. Caso opte pela gaiola, pode ser feita de diversos materiais, sendo excelente para locais com muito vento, pois dá muito mais sustentação ao pé, evitando que o quebre.

2. Pouca água  e no lugar certo

Cuide para não encharcar o solo. Quanto maior a umidade, mais vulnerável a fungos. Ao regar suas plantas, reserve menos água ao tomateiro. Claro que isso depende do clima de sua região, mas em geral, tomateiros preferem menos água do que a maioria das plantas. E molhe sempre na base da planta, nunca nas folhas.

3. Muito sol

Muita planta se dá bem a meia sombra. Mas, normalmente o tomateiro requer muito sol. Reserve um local ensolarado para garantir a saúde da sua planta.

4. Faça podas

Quem diria que tomateiros merecem podas eventuais. Mas uma poda diferente. A medida que a planta cresce, é bom remover os ramos inferiores, mais perto do solo e os que crescem entre eles, como na figura ao lado. E esses ramos, quando forem maiorzinhos, você pode plantar diretamente na terra úmida, gerando novos pés.

Alguns motivos para podar o tomateiro:

  • Sendo simplista na explicação, isso faz com o que o tomateiro não gaste suas energias com esses novos ramos e sim com a produção de frutos.
  • Aumenta a circulação de ar entre as folhas, auxiliando a proteção contra fungos e outras pragas.
  • Aumenta a claridade/sol em toda a planta, também evitando infestações de pragas.
  • Diminui as folhas em contato com o solo que, com a umidade do solo, pode vir a apodrecer e, novamente, ficar vulnerável a pragas.

Se você mora em uma área de clima muito quente, pode com moderação.

5. Enterre o caule

Quando você transplantar a muda, enterre uma parte do caule, que irá gerar raízes extras, aumentando o força da planta.

Caso não tenha profundidade suficiente para isso, você pode deitar o pé, enterrando-o lateralmente.

6. Cobertura de solo

Tomateiros gostam de uma cobertura do solo. Isso mantém a umidade do solo e diminui a chance de ervas daninhas aparecerem para competir com os nutrientes.


 

Talvez você tenha sucesso com seus tomateiros mesmo sem usar nenhuma dessas dicas, como na minha época de desdém. Mas, pelo menos pra mim, seguindo essas dicas, a produtividade por planta aumentou :)

6 Comentários

  1. muito obrigado pelas dicas. Estou comecando a plantar as sementes e pretendo aplica-las. Gostei muito das dicas das trelicas, pela simplicidade e facilidade de implementar. Abraco

    • Rosana Kunst

      18 de dezembro de 2015 at 10:27

      Oi João! Obrigada eu. São recados que sempre me animam! Espero que as dicas para o tomateiro sejam tão boas pra ti quanto foram pra mim. Se tiver fotinhos do que for fazendo, compartilha conosco na página do facebook ou envia por email :) Abraços

  2. gostaria de uma visualização de como fazer a fixação dos tomates por estaca, sem esta grade. Os meus acabam sempre crescendo e espalhando demais.
    obrigada

  3. Quanto tempo dura um pé adulto de tomate 🍅 ou até quando.

  4. A dica penso que é muito boa, mas gostaria de aprender mais sobre momento certo pra fazer adubaçao e aplicação de pesticidas.

  5. Eu tenho um pe de tomate, faco poda, ja coloquei farinha de osso e farinha de ovo e o meus tomates ficam pequeninos. Leio bastante a respeito mas nao sei mais o que fazer. Gostaria que orientasse a respeito. Obrigada antecipadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*