5 insetos benéficos para a horta que talvez você nem desconfiava

Plantas costumam atrair diversos tipos de insetos. E muitos deles podem ser benéficos para sua horta ou trazer algumas dores de cabeça. Saiba reconhecer alguns dos insetos benéficos que podem estar visitando a sua horta e faça de tudo para os manter!

Abelhas

O mais óbvio e mais popular pelo poder de polinização, as abelhas estão presentes em praticamente todo o mundo. Estima-se que existam mais de 3 mil espécies diferentes de abelhas somente no Brasil, mas em torno de 400 catalogadas. O único inseto desta lista que não é predador de pragas, mas tem um papel importante.

Joaninha

Um dos insetos mais populares e mais bem quistos entre os horticultores. Além de bonitinha quando adulta, ela ajuda a controlar problemas com pulgões, ácaros e cochonilhas, desde a sua fase de larva, que não é tão fofinha assim. Veja as fases do ciclo da joaninha e cuide para não eliminar os ovos ou a larva ao temer que seja alguma praga para sua horta. Os ovos são semelhantes aos ovos que as borboletas produzem, porém são mais ovalados (lembrando o formato de uma bola de futebol americano). Então, antes de pensar em esmagar pequenos ovinhos para fugir de lagartas, olhe com bastante cuidado pois pode ser o futuro de sossego e beleza na sua horta.

Meu recorde de felicidade foi em um só dia encontrar 4 joaninhas na minha horta:

Louva a Deus

Não sei você, mas cresci achando que Louva a Deus era perigoso. Vi poucos na minha vida e só depois de adulta fui descobrir que na verdade ele é benéfico para a horta.  Talvez a fama tenha vindo de sua vida íntima… parece que as fêmeas devoram os machos logo após a reprodução. Ui. Apesar disso, não são venenosos e são excelentes predadores de moscas, pulgões, grilos, gafanhotos etc. Normalmente são verdes ou marrons e ficam camuflados em alguma planta, pacientemente esperando para atacar alguma presa que cruza seu caminho.

Percevejos

Percevejo normalmente é uma praga para a horta, mas tem algumas espécies que dão uma mão e tanto na hora de controlar larvas de besouros de folha, pequenas lagartas, tripes, ácaros e ovos de insetos. Na fase adulta, eles hibernam em plantas daninhas perenes ou em detritos. São eles: o percevejo geocoris, percevejo oris e os insetos soldados (que se parecem com fede-fede).

Neuroptera (bicho lixeiro)

Esse delicado inseto tem um nome popular não tão simpático aqui no Brasil: bicho lixeiro. Enquanto em inglês o nome é Lacewings (asas de renda). Mais meigo né? A meiguice se dá pela fase adulta de uma neuroptera, que é como na foto ao lado. E o nome brasileiro faz jus a fase de larva quando são vorazes predadores de pulgões, ácaros e cochonilhas. Esse vídeo é muito bom para dar um panorama geral sobre a vida de uma neuroptera:


E como atrair mais insetos benéficos para a sua horta?

Primeiro lugar, evitar qualquer inseticida de amplo espectro, que são aqueles que matam qualquer inseto indiscriminadamente. Seja sintético ou orgânico, alguns inseticidas podem eliminar um problema criando outro. Além disso, diversas flores tem um néctar ou pólen irresistível para os insetos. Diversidade no seu jardim é um paraíso na terra :)

7 Comentários

  1. Olá! Tenho aplicado leite e o liquido do fumo de corda em minha horta para combater pragas. Sabe informar se espanta os insetos beneficos?
    Quais repelentes organicos vcs indicam?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*