3 dicas (e meia) para afastar os gatos da horta

Apresento para vocês na foto acima, o Benjamin, meu gato.

Eu amo ele. Ele e eu amamos as plantas, de uma forma diferente. Odeio quando ele resolve dormir em um vaso cheio de mudinhas ou fazer do banheiro dele a terra mais soltinha da horta.

Com isso, fui forçada a pesquisar e criar formas de afastar os gatos da horta, pelo menos nos lugares que eu tenha maior estima. Claro que sempre deixo vários cantos livres para ele poder se beneficiar também. Nada mais justo, ainda mais quando ele me seduz com um olhar carinhoso.

Algumas ideias para proteger sua horta de gatos

Papelão

papelao-muda

Imagem: Arquivo pessoal

Ao utilizar papelão ao redor das plantas protege o solo do xixi e cocô dos gatos. Se o seu gato for meio endiabrado e gosta de brincar com tudo, coloque algum peso sobre as pontas do papelão. Do contrário ele vai pensar que aquele pedaço foi colocado especialmente para as brincadeiras dele.

Além disso, o papelão serve bem como cobertura de solo, mantendo a umidade e temperatura da tela e diminuindo as plantas daninhas concorrentes.

Tela para galinheiro

Com ideia semelhante ao papelão, telinhas de metal ou plástico são ótimas para evitar que o gato faça buracos caso se coloque sobre a terra, não vai evitar as plantas daninhas, mas vai evitar que gatos ou cachorros façam buracos:

Ou, para ultra proteção, pode-se utilizar as telas com espaços retangulares e cortar em alguns pontos para ficar menos amigáveis a qualquer intruso:

Se você tem mais tempo e habilidade, pode construir uma “tampa” para canteiros. Veja um exemplo:

Estacas

Imagem: Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo pessoal

Para vasos (cama predileta do Benjamin), isso resolve muito bem. Pequenas estacas criam uma excelente barreira e protegem as mudinhas de serem esmagadas.


Tem gente que também espalha ao redor das plantas cascas trituradas de frutas cítricas, como laranja e limão.  Isso teoricamente, afasta os bichanos. Eu não gosto disso pois atrai muitas mosquinhas, pelo menos onde moro (acho que deve depender da região, umidade do ar e temperatura).  Mas se você tentar, me conta sobre isso?

Bem, essas são as minhas dicas preferidas.. existem diversas outras, mas eu acho essas as mais fáceis e eficientes.

8 Comentários

  1. Adorei as dicas! Obrigado!

  2. Oi Rosana, não tenho gatos, então não faço idéia de como eles se comportariam… Será q se eu colocar alguns pezinhos de pimenta ao redor da horta, consigo espantar os gatos que vem da rua?

    Mto legais as dicas daqui! Parabéns!!!!

  3. Uma dica pouco usada aqui em SP mas que usamos muito no PR, coloque entre as plantas um ou dois vasos com alguns pesinhos de citronela, além dos felinos odiarem, ajuda a repelir insetos, mas cuidado! a planta é toxica e pode facilmente ser confundida com capim cidrão, abraços Rosana.

  4. Estou precisando dicas legais para fazer ao contrário de vc, não afastar e sim aproximar meus cães de um canteiro onde tenha plantinhas saborosas para eles mordiscarem, pois adoram comer graminhas e plantinhas cheirosas, mas nem todas lhes fazem bem…. Bom vamos pesquisar mais então…

  5. Citronela os meus quatros gatos adoram! Naum ajuda muito. Enfiei estacas pequenas e Vick em volta dos vasos! Eles esperam e naum ficam perto! Descobri tbm que alumínio eles odeiam pisar. Coloque me volta cobrindo a terra.

  6. Se o gato tiver feito côco na terra, como devo proceder?
    Luna fez côco na terra do vasinho q tenho manjericão e hortelã, mas ela fez bem do lado do manjericão… affe… O problema é q uso o manjericão e o hortelã pra fazer comida… então tô com medo de influenciar em algum mal pra minha família! Logo qdo vi e foi logo qdo ela fez, pensei ter sido xixi e aí joguei água fervente na terra, foi qdo vi um côco, eca, e aí peguei um saco e tirei o côco com toda a terra em volta, depois borrifei na terra uma solução de cravo da índia q tinha guardado… Enfim o mal cheiro acabou… Mas ainda to com certo receio…. :/

    • Comigo aconteceu o mesmo algumas vezes e eu joguei tudo fora. A hortaliça e toda a terra do vaso e depois lavei o vaso com água sanitária antes de utilizar novamente. Alguns gatos possuem algumas bactérias liberadas nas fezes que são muito nocivas. Melhor não arriscar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*