2 dicas caseiras para combater fungos nas plantas

Existem diversos fungicidas para aplicarmos em uma horta orgânica. Alguns chás, como de cavalinha, de camomila, produtos com cobre ou enxofre, por exemplo. Agora, vou me limitar a 2 produtos caseiros, fáceis de preparar que funcionam muito bem para combater fungos nas plantas: solução de bicarbonato de sódio e solução de alho.

Soluções para combater fungos nas plantas

Bicarbonato de Sódio

Doenças fúngicas não conseguem proliferar se o pH na superfície da folha é superior ou igual a 8.4. E o bicarbonato faz justamente isso, ele aumenta o pH da superfície onde for borrifado. Em uma diluição de 1 colher de chá em 1 litro da água geralmente é o suficiente para eliminar o oídio, o míldio, pinta preta, entre outros. Pode-se adicionar a mesma proporção (1 colher de chá) de sabão neutro para aumentar a eficiência. Nota: Não recomendo o uso do bicarbonato de sódio no solo sem um controle extra do mesmo. Essa mistura é recomendada somente para aplicação nas folhas e caules, se possível em dias nublados ou a tardinha.

Alho

alho-para-combater-fungos-nas-plantasNão só seu companheiro/companheira pode se afastar quando você exagera no alho. Muitos insetos, bactérias e fungos também não lidam bem com essa deliciosa (minha opinião) planta.  O alho contém enxofre, e pode-se fazer um spray para aplicar sobre as plantas. Existem diversas formas de utilizá-lo, uma delas seria misturar 2 cabeças de alho esmagadas com 3 colheres de sopa de óleo vegetal e deixar descansar por  24 horas. Aí adicionar 2 colheres de chá de melaço de cana, misturando em um litro de água. Diluir novamente com água, utilizando aproximadamente 50 mL da mistura por litro de água. Aplicar nas plantas afetadas pela manhã.

 

Independente da técnica utilizada, normalmente requer aplicações regulares do fungicida, para evitar que o fungo volte. Então a melhor coisa é ficar atento e, depois de perceber que a planta se recuperou, mantenha a aplicação de algum desses fungicidas pelo menos uma vez ao mês.

16 Comentários

  1. Leonardo Bussadori

    23 de outubro de 2016 at 14:04

    Fiz uma grande bobagem: no meu vaso de manjericao, ao invés de borrifar nas folhas, usei a solução de bicarbonato de sódio na terra e, consequentemente, entrou vaso adentro. As folhas estão queimando e caindo. Matei a planta ou tenho alguma esperança de salvá-la???

    • leonardo, não sei se está a tempo… tente corrigir o pH com um pouco de sulfato de cobre dissolvido em água, ou com enxofre puro, aquele pózinho amarelo. As bactérias do solo o convertem em ácido sulfúrico. Mas cuidado, viu? senão vc acidifica demais e queima a planta de novo.

      • Rosana Kunst

        27 de agosto de 2017 at 10:46

        Obrigada pela contribuição Anon! Isso me fez lembrar que precisamos de um post que fale somente sobre o pH do solo! Existem muitos casos de quem tenta corrigir o pH e acaba exagerando, indo ao outro extremo mesmo. É bom salientar esse cuidado!

    • Rosana Kunst

      27 de agosto de 2017 at 10:42

      Olá Leonardo! Estou respondendo super tarde, a essa altura já daria para ter cultivado vários pés de manjericão! Mas como se desenrolou essa situação? Para futuras situações, caso as dicas de Anon não sejam possíveis de colocá-las em prática, e se o pé não for antigo, sugiro transplantá-lo em outro solo. Ou, em planta de raiz grande demais, cavoque ao redor, eliminando o solo antigo e adicionando uma terra nova (se possível alguma que você já saiba que esteja levemente ácida, para equilibrar o pH).

  2. Quantas vezes ao dia pode aplicar a solução de bicarbonato de sódio nas plantas?

  3. heloisa moreira vieira

    21 de janeiro de 2017 at 09:05

    O que fazer quando os fungos aparecem na terra?

  4. Essa receita serve somente para as hortas orgânicas?! Pode ser usado em plantas e flores?!

  5. Posso passar bicarbonato todos os dias?, pois estou com problema de fungos em minha horta!
    Obrigada!

    • Rosana Kunst

      27 de agosto de 2017 at 10:30

      Olá Audrey. Desculpe a demora na resposta. Eu acredito que seja melhor passar a cada 2 ou 3 dias, de preferência em dias nublados ou a tardinha. Eu não costumo aplicar diariamente, então não tenho como te dizer pela minha experiência.

  6. Bom dia!
    Fui tratar uma infestação de ácaro e reguei com chá de coentro as folhas e a terra da minha mini roseira. Agora está dando mofo branco e felpudo na parte superficial da terra, acho que a raiz vai apodrecer. Tem alguma dica?

    • Rosana Kunst

      27 de agosto de 2017 at 10:16

      Olá Gabriela. Desculpe a demora na resposta. O que aconteceu com a roseira, já que se passou um bom tempo? Eu não tenho muita experiência com roseiras, mas em primeiro lugar eu retiraria a camada superficial da terra, cuidaria para não deixá-la muito úmida e observaria. Talvez fosse mofo somente do resíduo do chá?

  7. Cuidado com o bicarbonato de sódio! Se ele cai na terra fará a planta secar. O mesmo acontece se deitar na terra do jardim secará todas as plantas perto e terá que remover a terra atingida pelo sal.

    • Rosana Kunst

      27 de agosto de 2017 at 10:14

      Obrigada pelo comentário! Somente respingos creio não ter problema, mas realmente deve-se cuidar para não derramar na terra. Adicionei uma nota com esse detalhe. Muito boa essa contribuição :)

  8. Matei minhas plantas com essa mistura de bicabornato. Estou revoltada.

    • Rosana Kunst

      27 de agosto de 2017 at 10:10

      Olá Andrea! Tem certeza que fez a diluição recomendada? Utilizou somente uma vez? Relate como você fez, por favor, isso ajuda a todos a aprendermos mais. Para mim nunca aconteceu de matar as plantas com essa mistura, mas é bom estarmos ciente que isso ocorreu para alguém e tentarmos identificar o por que disso.
      Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*